Na próxima quinta-feira, dia 8 de janeiro, estará de volta o Ciclo de Teologia Prática promovido pelo Centro de Formação e Cultura (CFC), com a sessão “Educar para a justiça e a justificação”, por Pedro Valinho Gomes, e a sessão conclusiva deste segundo módulo, com a reflexão em grupos e partilha sobre os “traços de uma educação cristã para a gestação da fé”.
Recordamos que este módulo “percorreu um itinerário iniciado com uma reflexão sobre a educação como um instrumento de cultivo dos dons recebidos, incluindo a fé. Este dom, acolhido de Deus, é concretizado em conteúdos dogmáticos, ritos celebrativos, modos de vida e estilos éticos, que estão custodiados na tradição eclesial, na história concreta dos crentes e da Igreja peregrina”, refere o CFC. Daí partiu-se para o papel da família e da comunidade eclesial como “locais” de transmissão da fé e de educação cristã, procurando compreender os desafios com que esses lugares “tradicionais” da educação cristã se veem confrontados. A encerrar, esta última sessão incidirá no “esboço de uma das características essenciais da educação cristã, nomeadamente a educação para o dom e para a justiça”.
Depois deste segundo módulo, haverá ainda espaço para outros dois, ao longo do ano pastoral, dedicados às características da pastoral e ao estilo de vida crente. O Ciclo de Teologia Prática tem envolvido cerca de duas dezenas de participantes apostados em refletir sobre a proposta da fé, hoje. Quem estiver interessado pode inscrever-se a qualquer altura e participar somente nos módulos que deseje.