Nova Comissão para a Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis da Diocese já trabalha

Imediatamente após assumirem as suas funções, a Comissão reuniu-se para abordar questões pendentes e discutir as suas metas e objetivos para o mandato.
http://lefa.pt/?p=54375

Na manhã do dia 9 de setembro, a nova Comissão Para a Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis da diocese de Leiria-Fátima assumiu oficialmente o seu mandato de três anos, marcando um compromisso contínuo com a segurança e bem-estar das pessoas vulneráveis na comunidade. A nomeação da Comissão já tinha sido efetuada através do Decreto emitido em 7 de julho de 2023.

A nova composição, que se baseia em grande parte na recondução de membros anteriores, conta agora com o padre José Augusto na sua nova função como assistente espiritual, sendo, por isso, um membro não-efetivo, e com a recém-nomeada Isabel Talefe Lopes, que traz consigo uma vasta experiência e dedicação ao propósito vital da Comissão.

Imediatamente após assumirem as suas funções, a Comissão reuniu-se para abordar questões pendentes e discutir as suas metas e objetivos para o mandato. Um dos tópicos de destaque foi a avaliação da atividade do Grupo VITA, uma iniciativa de âmbito nacional criada pela Conferência Episcopal, bem como a sua colaboração com a Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas Para a Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis.

Além disso, a Comissão também planeia participar ativamente numa das “oficinas temáticas” da assembleia diocesana, agendada para o dia 23 de setembro, com o tema “Ser Igreja no cuidado dos mais frágeis”. Essa participação ressalta o compromisso contínuo da Comissão com a missão de proteger e cuidar dos membros mais vulneráveis da sociedade.

Durante a cerimónia de posse, D. José Ornelas expressou a sua gratidão pela disponibilidade dos membros em integrar a Comissão. Destacou também a importância do trabalho desenvolvido pela Igreja em geral e pelas Comissões em particular, enfatizando o relevante serviço que prestam à sociedade ao abordar as questões relacionadas com os abusos de menores e adultos vulneráveis. A diocese de Leiria-Fátima reitera, desta forma, o seu compromisso com a proteção e bem-estar de todos os membros da comunidade, sobretudo os mais frágeis.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress