A Eucaristia é a celebração central e principal. É ponto de partida e ponto de chegada na vida cristã. Participação consciente, ativa e frutuosa é um princípio referente a todas as celebrações.
A Eucaristia é a celebração central e principal. É ponto de partida e ponto de chegada na vida cristã. Participação consciente, ativa e frutuosa é um princípio referente a todas as celebrações.

Opinião

Vox Populi

A crise nasceu das medidas que foram tomadas na economia para combater o vírus. O bem comum prejudicou o bem privado.
Certo pai abandonou a mulher com dois filhos. O choque foi terrível, pois a senhora estava habituada a cuidar do marido, dos filhos e da casa, sem nunca ter tido necessidade de emprego.
O dia acordou com um certo ar de tristeza: no horizonte, de certo modo dissuasórias, algumas ameaças de chuva, com temperaturas pouco entusiasmantes, para a época do ano em que nos encontramos; mas o sol irrompeu pouco depois, como que cantando vitória sobre as nuvens, para que se tornasse mais amena a temperatura e mais vivo o verde onde cantavam os passarinhos do parque.
Jesus deixou-nos a Eucaristia para se dar em comunhão aos seus discípulos, através do pão e vinho. Foi o modo que ele inventou para os unir consigo pelo seu amor. Mas também para os unir entre eles, formando juntos com ele um só corpo. Assim lhes comunica o amor e a vida de Deus, para serem suas testemunhas e mensageiros no mundo. É esse memorial do Senhor que a Igreja celebra em cada Eucaristia.

“Tomai e comei” é o dom que, também hoje, através da Igreja e dos sacerdotes, Ele continua a oferecer aos cristãos, como o fez à primeira geração dos que escolheu e amou. Ele fala deste dom do seu amor com “pão da vida”, como alimento que veio do Céu, sacia o coração humano, “dá a vida ao mundo” e “dura até à vida eterna”. Ele torna-se também, através dos cristãos, da sua ação e do seu testemunho movidos por Cristo neles, força transformadora do mundo.

Lamenta-se com frequência o silêncio e a passividade de Deus perante o sofrimento humano. Esperava-se que, perante uma calamidade ou um acidente, Deus agisse como a proteção civil, os bombeiros, os médicos e os profissionais de saúde, socorrendo imediatamente as vítimas e curando o seu mal.
É uma Primavera contida, como contidos têm de ser todos os nossos movimentos, interiores e exteriores, nesta primeira fase de “desconfinamento”; assim lhe chamaram os técnicos, obrigando-nos a uma nova ginástica, para conseguir a harmonização da língua com os acidentes da vida.
As interrogações multiplicam-se, provocam instabilidade, geram medo, atingem a própria fé, a ponto de muitos perguntarem a si mesmos e aos outros: estará Deus ausente? Porque se mantém calado? Porque não intervém?

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