Noite mariana no Colégio

Houve uma procissão de velas (e recitação do terço) ao longo dos espaços que circundam as instalações, integrando diversas encenações alusivas às aparições da Cova da Iria.

Maria Imaculada (e seu Filho) terá ficado muito agradada com a celebração que ontem a Comunidade Educativa do Colégio Conciliar de Maria Imaculada (CCMI), na Cruz da Areia, lhe dedicou particularmente.

Presidida pelo Vigário Geral da Diocese, padre Jorge Guarda, e sob o tema “O milagre do sol”, houve uma procissão de velas (e recitação do terço) ao longo dos espaços que circundam as instalações, integrando diversas encenações alusivas às aparições da Cova da Iria. E por entre as mais de duas centenas de participantes, estavam os três pastorinhos e as suas famílias e vizinhos, estavam jornalistas, estava gente do povo, estavam pessoas doentes, estavam simples curiosos. E também estava um ilustre visitante, especialmente convidado: o Padre Formigão, encarregado pelo episcopado da época de investigar as aparições. E todos viram o “milagre do sol”, em 13 de outubro.

E foi precisamente ao Padre Formigão que foi pedido um breve testemunho sobre a noite mariana que ele vivenciou no CCMI:

«Confesso que foi uma honra para mim participar na “Noite mariana” do Colégio Conciliar de Maria Imaculada, que eu vi nascer, há 79 anos, como “Colégio Missionário de Nossa Senhora de Fátima”. Pelas suas denominações, é uma escola muito envolvida pelo manto de Maria, a nossa Mãe do Céu. Desta forma, e estando eu tão ligado à mensagem de Fátima, não poderia recusar o convite formulado a este humilde servo de Deus.

A minha singela presença fez-me reviver o encontro em casa do pároco de Fátima, onde realizei o primeiro (de muitos!) interrogatório aos 3 pastorinhos. Reconheço que estava muito ansioso e até com alguma impaciência, pois tudo aquilo me parecia muito estranho… Mas depois de ver e ouvir a Lúcia a rezar com fervor uma oração a Nossa Senhora, senti dentro de mim algo que me garantia a veracidade dos testemunhos (mau grado a desconfiança do pároco de Fátima…).

E perante o milagre do sol, quem poderia ficar indiferente? Eu peço muita desculpa, mas tive que dizer bem alto, o que me saía cá de dentro: “Realmente, só os tolos dizem que Deus não existe”.

Parabéns ao Colégio por esta manifestação de fé em Deus, e de grande devoção a Maria Imaculada. Que ela, como vossa padroeira, vos proteja, vos “anime”, vos ajude – a todos vós, alunos, pais, irmãs, professores, funcionários – a educar segundo o Evangelho (e o testemunho da Ir. Maria Clara) as crianças e os adolescentes que as famílias vos confiam.

Obrigado pelo vosso simpático convite.

As minhas cordiais saudações, Pe. Manuel Nunes Formigão»

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.