No Juncal já se ouvem os sinos novos

O novo sino grande tem gravada uma cruz com esplendor e, no lado oposto uma imagem de S. Miguel idêntica à pintura do teto da Igreja Paroquial e uma legenda “Oferta do Povo – Paróquia do Juncal Janeiro de 2021”.

Foi com grande consternação que os juncalenses, há alguns meses, constaram que os sinos da Igreja Paroquial ficaram mudos.

O tempo passa e vai deixando as suas marcas. Por isso, chegou um tempo em que, face à degradação dos sinos, constituindo um enorme perigo caso caíssem, o Pároco, junto do Conselho para os Assuntos Económicos e Conselho Pastoral, decidiu que ficassem parados.

Não se conformando com tal silêncio, um grupo de voluntários organizou-se e, com a autorização do Pároco, fez um memorando e percorreu toda a Paróquia. Contactaram todas as empresas, câmara municipal, junta de freguesia e pessoas em particular. O intuito era o de angariar fundos para a reparação dos sinos e a substituição do sino grande.

A resposta foi extraordinária!

Assim, nesta data já todos os sinos estão colocados, voltando a ouvir-se o seu convite à oração e a manifestação de alegria ou de tristeza, como sempre foi seu timbre.

Importa referir que o sino grande era conhecido como o sino do Santíssimo Sacramento. Continha gravados uma custódia e seis candelabros e, em cima, a palavra “SACRAMENTUM”. Tocava nas procissões em que se saía com o Santíssimo e tinha gravada a data de 1853 . Sabe-se, ainda, que foi fundido no Juncal. Era, pelo som que emitia, e por este facto, motivo de orgulho dos juncalenses. Este sino ficará em exposição no adro da igreja paroquial. 

O novo sino grande tem gravadas: uma cruz com esplendor; uma imagem de S. Miguel, idêntica à pintura do teto da Igreja Paroquial; uma legenda – “Oferta do Povo – Paróquia do Juncal, Janeiro de 2021”. 

Que estes sinos, por longos e muitos anos, possam entoar os louvores de Deus! 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.