Cerca de duzentos pescadores portugueses assinalaram o Dia Nacional do Pescador, 31 de maio, com uma peregrinação ao Santuário de Fátima. Ali vieram “lembrar os companheiros já falecidos, em especial os da comunidade piscatória de Caxinas, Vila do Conde, e os da comunidade de Castelo do Neiva, Viana do Castelo, mais recentemente falecidos na faina do mar”, adianta uma nota do Santuário.
Ligados à Associação de Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende (Minho), à Associação de Armadores de Pesca da Fuzeta (Algarve) e à Associação de Pescadores e Armadores de Pesca da Nazaré, o grupo participou na Eucaristia das 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida pelo vice-reitor do Santuário, padre Emanuel Matos Silva.
No momento da oração dos fiéis, rezou-se “por todos os que saem diariamente para a faina, para que contem com a proteção de Nossa Senhora” e também pelos defuntos, “para que sejam acolhidos por Deus, principalmente que são representados na ‘Cruz dos Ausentes’ (cujos corpos não foram encontrados) em cada cemitério à beira-mar”.