A Sé de Leiria recebeu, no domingo 4 de março, a peregrinação vicarial de Monte Real. Desta vez, foram os fiéis das paróquias de Bajouca, Carnide, Carvide, Coimbrão, Monte Real, Monte Redondo, Ortigosa, Souto da Carpalhosa e Vieira de Leiria que foram comemorar o Centenário da Restauração da Diocese.
Acompanhados pelos respetivos párocos, foram acolhidos pelo bispo D. António Marto, que presidiu à Eucaristia, e pelo pároco da sé, padre Gonçalo Diniz, que fez uma apresentação histórica e teológica da catedral.
Na sua homilia, partindo da Palavra de Deus proclamada na celebração, o Bispo diocesano referiu que Jesus revelou-nos Deus como Pai e que “a qualidade da nossa fé se mede pela relação filial com Ele”, não podendo ficar-se por uma relação interesseira, comercial. Depois, salientou que o templo mais importante não é o de pedra, mas sim o nosso próprio coração, deixando duas indicações para o purificar e deixar que Deus entre nele: a escuta da Palavra de Deus e uma Confissão bem feita. Neste sentido, lembrou a iniciativa “24 horas para o Senhor”, proposta pelo Papa Francisco, que decorre em todas as paróquias, de sexta-feira para sábado próximos, como uma boa ocasião. A terminar, disse: “Não tenhais medo de deixar entrar o Senhor no vosso coração!”.
No final da Missa, foi feito o envio missionário do jovem Lino Pedrosa, natural da Bajouca e membro da comunidade “Sementes do Verbo”, de origem brasileira. O jovem missionário irá brevemente para a República dos Camarões, na África Central.
Antes de despedir os fiéis, D. António Marto manifestou a todos a sua gratidão pelo testemunho de fé e de amor à Igreja diocesana, felicitou a Vigararia pela sua presença numerosa e pediu que levassem o seu abraço aos idosos, aos doentes e às crianças que ficaram em casa por não poderem participar nesta peregrinação.