Na Freixianda, oito crianças fazem compromisso de ser cristão com a Profissão de Fé

Entraram em cortejo litúrgico na igreja, empunhando a vela do Batismo que previamente tinham acendido no círio pascal que, conduzido por uma catequista, abria o cortejo.

No dia 12 de junho, as oito crianças que frequentam o 6º ano da catequese da paróquia da Freixianda, um grupo reduzido em relação ao habitual, apresentaram-se na igreja paroquial com o propósito de assumirem solenemente como sua a fé do seu Batismo e de proclamarem, com convicção pessoal, perante a assembleia reunida para a Eucaristia, que já sabiam o que é ser cristão e que assim queriam viver ao longo de toda a sua vida.

Na Freixianda, oito crianças fazem compromisso de ser cristão com a Profissão de Fé 2022

Foi a celebração da sua Profissão Solene de Fé. Entraram em cortejo litúrgico na igreja, empunhando a vela do Batismo que previamente tinham acendido no círio pascal que, conduzido por uma catequista, abria o cortejo. Já nos seus lugares, em diálogo com o pároco, disseram ao que vinham. Seguiu-se a liturgia da Palavra, na qual foram protagonistas.

Após a homilia, em frente do altar e, de novo de velas acesas, fizeram a Profissão de Fé, respondendo por si próprias e com responsabilidade pessoal, às perguntas que, no dia do Batismo, foram respondidas pelos pais e padrinhos. Agora, após a caminhada de fé feita ao longo dos anos, fizeram e manifestaram a sua escolha por Cristo e assumiram o compromisso de serem cristãos responsáveis na comunidade cristã. Apesar de estarem ainda numa fase de crescimento e amadurecimento, é para levar a sério este seu compromisso e proporcionar-lhes ambiente e condições para continuarem a crescer como cristãos.

A celebração prosseguiu com a liturgia eucarística e a sagrada comunhão. Décadas atrás chamava-se a esta festa a Comunhão Solene. Após a comunhão, as crianças, de novo junto do altar, consagraram a sua fé a Maria, invocando a sua proteção para que, como ela, dizerem sempre “Sim” a Deus e aos irmãos. A celebração terminou com a entrega do “Credo” a cada um e a exortação para que fossem sempre fiéis à fé do seu Batismo.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia