O Museu de Arte Sacra e Etnologia (MASE), dos Missionários da Consolata, em Fátima, irá promover de 9 de janeiro a 27 de fevereiro de 2014 um “Atelier d’artes para depois dos 40”. De 28 de janeiro a 25 de fevereiro, vai organizar o curso livre “Arte Rococó | Festa e Intimidade”.
Atelier
Dirigido para o público com mais de 40 anos de idade, o atelier encontra-se aberto a todos os que se interessam por esta área, independentemente da sua formação profissional, não sendo necessários conhecimentos prévios. Organizado em oito sessões, a decorrerem às quintas-feiras, das 18h30 às 20h00, nas instalações do MASE, será lecionado por José Mateus, licenciado em design de comunicação, e conta já com uma vasta experiência nas áreas das artes visuais e na formação de adultos.
Curso livre
Quanto ao curso livre, organizado em cinco sessões, decorrerá às terças-feiras, das 19h00 às 20h30.
O Rococó foi um estilo artístico reflexo do contexto social, religioso, económico e político do seu tempo. Sendo, muitas vezes, identificado como a fase final de um Barroco decadente e agonizante, a sua afirmação enquanto estilo autónomo e com características próprias tem sido morosa e difícil no meio da historiografia da arte. O Rococó espelha uma nova forma de relacionamento entre os membros das elites sociais, mais intimista e afastada da teatralidade áulica que pautou o Barroco. Fruto dessa nova forma de estar, a linguagem artística tornou-se, de uma forma geral, menos pesada e mais graciosa e delicada e os espaços arquitetónicos, particularmente os privados, revelaram uma preferência por cenários mais intimistas. Em Portugal, pese embora a sua vigência tenha tido uma curta duração, existem bons exemplos da produção artística do Rococó, mormente na talha e na azulejaria.
Sónia Vazão, a formadora, é licenciada em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Além da atividade de docente em várias escolas do ensino básico e secundário, colaborou com o Museu Grão Vasco e com a Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais como técnica de inventário. Assegurou a disciplina de História da Cultura e das Artes do Curso Preparatório de Acesso ao Ensino Superior, promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a disciplina de História do Curso Preparatório para Provas M23 do mesmo estabelecimento de ensino superior. Atualmente integra a equipa do Museu do Santuário de Fátima e pertence ao Departamento de Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.
Este curso encontra-se aberto a todos os que se interessam por esta área, independentemente da sua formação profissional. A data limite de inscrição é 14 de janeiro, estando limitado a 30 vagas. Informações através do telefone 249 539 470 ou do e-mail museuartesacra@consolata.pt.