Missa Crismal junta os padres da Diocese no dia 19 de junho para celebrar e conviver

Dado o surto de pandemia e a necessidade do cumprimentos de normas sanitárias para evitar a propagação da covid-19, o cardeal D. António Marto, numa missiva enviada aos sacerdotes, diz que "tudo faremos no cumprimento das regras de saúde pública".

Com o decreto do estado de emergência por parte do governo que obrigou ao cancelamento das diversas celebrações litúrgicas nas últimas semanas da quaresma, também a Missa Crismal, que deveria ter sido celebrada na manhã de Quinta-feira Santa teve de ser protelada. O dia escolhido foi o da Solenidade do Sagrado Coração Jesus que se festeja no dia 19 de junho.

A Missa Crismal terá início às 11h00 e é, como habitualmente, presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelos presbíteros da Diocese. Nesta celebração é consagrado o óleo do santo crisma — donde vem o nome de “missa crismal” — e se abençoam também os demais óleos que serão usados na unção dos enfermos e batismos.

Foto de arquivo

Dado o surto de pandemia e a necessidade do cumprimentos de normas sanitárias para evitar a propagação da covid-19, o cardeal D. António Marto, numa missiva enviada aos sacerdotes, diz que “tudo faremos no cumprimento das regras de saúde pública e das orientações da Conferência Episcopal Portuguesa, pelo que, além da túnica e estola, deve vir também munido de máscara social e manter a distância recomendada”. Para além disso, a participação neste dia obriga a uma prévia inscrição.

Como também é tradição, o dia em que os padres — diocesanos e religiosos — se juntam à volta do seu bispo para celebrar o seu sacerdócio, também é uma oportunidade para o convívio e a discussão de alguns assuntos inerentes à sua condição. A seguir à Eucaristia, o almoço de confraternização realiza-se no Seminário Diocesano de Leiria. Já durante a tarde, acontecerão dois momentos de trabalho. O primeiro, às 14h30, é a assembleia anual do clero na aula magna do Seminário, onde serão apresentadas as contas anuais da Diocese e de algumas das suas instituições. Em seguida, às 16h00, realiza-se a assembleia da Fraternidade Sacerdotal, uma associação dos padres da diocese de Leiria-Fátima para estímulo à sua união, promover o espírito de caridade fraterna, prestar assistência pessoal e espiritual e rezar pelos falecidos.

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.