Misericórdia da Batalha promove conferências “Todos cuidam(os) de todos”

De maio a dezembro deste ano, a Santa Casa da Misericórdia da Batalha vai promover um ciclo de conferências, sob o lema “Todos cuidam(os) de todos”.

O objetivo é “sensibilizar a comunidade para a responsabilidade de todos no cuidado aos que estão dependentes de serviços e instituições sociais”. Segundo o provedor Carlos Monteiro, “além de médicos, enfermeiros e outros técnicos do serviço social, os cuidados prestados aos idosos, doentes, deficientes e outras pessoas necessitadas deste tipo de assistência passa também pelas famílias, pelo núcleo de amigos e pelas comunidades onde estão inseridos”. E “só numa boa articulação nesta rede de cuidadores se poderá garantir uma integração plena e digna destas pessoas na sociedade de que fazem parte”, defende.

Neste sentido, os destinatários destas conferências serão, não apenas os profissionais ligados aos cuidados de saúde e assistência social, mas também os muitos voluntários que integram as equipas presentes nas instituições de solidariedade social, os familiares das pessoas que usufruem desses cuidados e toda a população em geral. “Porque o afeto, a companhia e o carinho, que são o principal componente desta ‘arte do cuidar’, são responsabilidade e tarefa de todos”, recorda o provedor da Misericórdia da Batalha.

A primeira sessão deste ciclo será já no próximo dia 2 de Maio, às 21h00, no salão da Misericórdia da Batalha. Com o tema “Terapia da Dignidade”, será conferencista o médico Paulo Pina, especialista em Medicina Interna e membro da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos da Clínica de Dor do IPO de Lisboa.

A entrada é gratuita e não carece de inscrição.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress