Milagres e Fátima acolhem os Símbolos das JMJ

Os Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) estiveram na Vigararia dos Milagres entre os dias 7 e 10 de maio, após terem passado pela Vigararia de Leiria.
http://lefa.pt/?p=52866

Faltam…

00Dias
00Horas
00Minutos
00Segundos

Para a JMJ 2023!

Os Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) estiveram na vigararia dos Milagres entre os dias 7 e 10 de maio, após terem passado pela vigararia de Leiria.

No dia 7 de maio, domingo, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram acolhidos pela comunidade vicarial no Santuário do Senhor Jesus dos Milagres, num momento de oração que invocou as mães, no dia em que as celebrámos.

Já o dia 8 de maio começou com a recitação do terço no Centro Social e Paroquial de Regueira de Pontes, passando depois para a paróquia de Amor, onde os Símbolos foram recebidos no Colégio Dinis de Melo, em clima de festa. No final do dia, os Símbolos foram acolhidos na igreja paproquial de Amor, onde foram entregues às paróquias de Boa Vista e Santa Eufémia.

Já na terça-feira, os Símbolos das JMJ peregrinaram pelo centro de dia da Boa Vista e, de seguida, foram até à Escola dos Machados, além da visita a outras instituições das duas paróquias.

Na madrugada de 9 para 10 de maio, já no Arrabal, os Símbolos da JMJ ficaram expostos na igreja paroquial, onde passaram também a manhã, antes de seguirem para a paróquia da Caranguejeira. Aqui, houve momentos de oração, Eucaristia e celebração com os jovens, momento em que a vigararia de Fátima recebeu os Símbolos.

Na vigararia de Fátima, os Símbolos foram recebidos na igreja paroquial, ainda na noite do dia 10. No dia 11, percorreram diferentes escolas e instituições das paróquias de Fátima e Santa Catarina da Serra, terminando com a oração Ephphetá com jovens de toda a comunidade vicarial.

Nos dias 12 e 13 de maio, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani marcaram presença nas celebrações do aniversário da primeira Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, em Fátima. Juntaram-se aos milhares de peregrinos na Capelinha das Aparições para rezar o Rosário, percorreram o recinto do Santuário durante a procissão das velas, até ao altar e, no domingo, abriram a procissão de entrada da Eucaristia e foram novamente entregues solenemente aos jovens da vigararia de Fátima, no final.

No dia 14 de maio, os Símbolos foram entregues à vigararia de Ourém. Durante todo o mês de maio, os Símbolos das JMJ vão permanecer na nossa diocese de Leiria-Fátima, sendo depois entregues à Diocese de Santarém.

As palavras de alguns jovens

Senti-me muito feliz ao transportar e tocar nos Símbolos porque serão os Símbolos em que o Papa provavelmente vai tocar.

Gaspar Oliveira, 14 anos, Paróquia da Boa Vista

A princípio não tinha reparado na dimensão da fé que cada Símbolo representava, quando cheguei à igreja é que consegui entender que aquele Ícone e aquela Cruz eram bem mais do que simples objetos. Nunca mais vou esquecer a Fé e o Amor  que eles representam.

Carolina Viana, 15 anos, Milagres

Transportei a Cruz e toquei no Ícone, senti-me honrada ao fazê-lo, pelo facto de que estes viajaram por parte do mundo e por representarem Jesus. Foi uma oportunidade única e inesquecível, senti-me privilegiada.

Beatriz Carreira, 17 anos, Santa Eufémia

Senti-me abençoado por Deus e mais próximo dele ao tocar nos Símbolos das JMJ.

Simão, 13 anos, Caranguejeira

Ao tocar na cruz e no ícone eu senti um sentimento inexplicável (alegria misturada com outros sentimentos). É uma experiência inesquecível e muito boa.Nestas jornadas espero conhecer novas pessoas e conseguir conviver, partilhar experiências.

Sara, 14 anos, São Mamede

Este ano tive a maior surpresa da minha vida católica, pude, com toda a minha força, transportar a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, um momento que vou guardar para sempre na minha memória e no meu coração. Posso dizer que as sensações eram muitas, não só porque a transportava junto de grandes amigos, como também a transportei no dia 12 de Maio no Santuário de Fátima para dar início às celebrações deste grande dia. Não contive as lágrimas de emoção e de orgulho, senti que Ele estava ali, mais uma vez, comigo. Agradeço também ao Padre Mário por me ter proporcionado este momento. 

Este grande marco na minha vida, aconteceu no ano em que Lisboa acolhe as Jornadas Mundiais da Juventude, as quais espero aproveitar ao máximo para conhecer malta nova, partilhar experiências e vivências e assim poder crescer na fé.

Luís Chaves, 24 anos, Santa Catarina da Serra

Ao tocar e carregar a Cruz lembrei-me que ela traz consigo muitas histórias, inquietações e hesitações e que através dela surgiram muitas das vocações que temos hoje na nossa Igreja. Por outro lado, ao transportar e tocar no Ícone, recordei os milhares de pessoas que diante dele choraram e pediram consolo à Mãe, bem como tantas outras que procuram um novo rumo para as suas vidas. Senti um orgulho imenso ao entrar com os símbolos na nossa Igreja Paroquial, a Igreja onde foram batizados os Santos Pastorinhos São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto. 

O momento da entrada dos símbolos no Santuário de Fátima, também me marcou imenso. Foi um momento belo, estávamos diante de milhares de peregrinos. Ao som do hino da JMJ descemos o recinto com a Cruz Peregrina e o Ícone Maria Salus Populi Romani para assim tomarem parte nas celebrações do 12 e 13. No momento de envio dos símbolos pelo nosso bispo, D. José Ornelas, senti que, de facto, Deus sabe sempre o que faz e que por mais que na maioria das vezes tentemos contornar o seu desejo, ele apresenta-nos, através de ações e pessoas que nos rodeiam, o caminho a seguir.

Pedro Vieira, 24 anos, Fátima

Arquivo PDF
http://l-f.pt/hapressa
O módulo não pode ser fornecido porque o conteúdo solicitado não é (por mais tempo) acessível. Entre em contato com o administrador para obter acesso.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress