Mês missionário traz-nos notícias

Todos somos necessários para fazermos a diferença na vida desta gente e deste país.

Irmã Lúcia Cândido – Uma ilustre Leiriense

A Irmã Lúcia Cândido é natural da Opeia-Caranguejeira e das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. Depois de todo o seu percurso formativo, rapidamente se fez mulher e missionária. Entrou nesta congregação feminina desde a sua juventude e consagrando-se a Deus e aos irmãos, trabalhou em várias obras em Portugal, desde o norte, Arcos de Valdevez, até ao Sul, Olhão no Algarve, passando também pela diocese de Portalegre-Castelo Branco. Sempre trabalhando com crianças, como uma mãe que se ocupa dos seus filhos. Atenta, carinhosa, serviçal e sempre dedicada a crianças em situações de famílias destruturadas e com maiores dificuldades de estabilidade e de inserção social.

Mês missionário traz-nos notícias 1

De Leiria para São Tomé e Príncipe

Contudo, não era em Portugal que sentia o seu coração verdadeiramente preenchido. Pediu à sua superiora para a deixar partir para as Missões. Não escolheu nem propôs nenhum país em especial. Saiu-lhe na sorte grande, a missão de São Tomé e Príncipe onde a sua congregação já trabalha há mais de 65 anos. Era para ser por pouco tempo. Mas o que é certo, é que desde que partiu em 1999, nunca mais de lá saiu. Já lá vão 24 anos e a Irmã Lúcia está de alma e de coração neste país irmão.

O oásis de Esperança na cidade das Neves

É no Distrito de Lembá, mais concretamente na Cidade das Neves, que existe o grande óasis de esperança e de amor que a Irmã Lúcia foi construindo e desenvolvendo nesta parte norte da ilha de São Tomé. Não se pode falar da cidade das Neves sem falarmos desta grande mulher missionária. A Irmã Lúcia é uma referência nacional por todo o trabalho que tem realizado ao longo destes 25 anos de presença.

Quem chega à cidade das Neves, rapidamente vai perceber que o nome da Irmã Lúcia anda na boca de todas as pessoas. Desde as crianças, passando pelos jovens até aos idosos. E porquê? Porque é a Madre Teresa de Calcutá da cidade das Neves e arredores. Ela chegou, viu e colocou mãos ao trabalho, desenvolvendo todo um projecto social e educativo que hoje se chama PDIL – Projecto de Desenvolvimento Integrado de Lembá que assiste mais de três mil pessoas.

PDIL – Projecto de Desenvolvimento Integrado de Lembá

Este projecto marca a diferença, na qualidade e na acção, no panorama nacional deste país e desta gente quer na componente educativa quer social. A nível da educação há escola para mais de duas mil crianças. Desde os bebés, jardim infantil, escola primária e preparatória. É um exército de crianças que todos os dias invade as várias valências educativas. A nível social, as coisas não se fazem por menos. É o lar de idosos São Francisco e todo o apoio domiciliário a mais de 350 famílias que estão dependentes da marmita solidária ou da cesta básica. É o centro social Mãe Clara que confeciona imensas refeições para apoiar os mais desfavorecidos e que tem ali a única refeição diária. É a sala de costura onde trabalham cerca de 20 pessoas, mulheres e homens que confecionam de tudo, em tecido africano. É um meio de sustentabilidade e de recurso para estas famílias. É a carpintaria que produz todo o tipo de material em madeira. São 12 jovens que aqui trabalham diariamente. É o artesanato produzido por jovens e que depois é vendido para reverter a favor das necessidades mais urgentes do projecto. É a nova clínica dentária, toda bem equipada, que recebe voluntários para se poder dar consultas a quem mais precisa. São as várias salas de informática abertas a todos os jovens que queiram entrar e conhecer este mundo novo da internet. É a sala de enfermagem que, com uma enfermeira diária, cuida e atende todo o tipo de apoio médico-sanitário. E tantas outras respostas que são dadas, a quem bate àquele portão diariamente.

Uma comunidade internacional

É uma comunidade religiosa de quatro irmãs. Todas elas se dedicam totalmente à arte do bem fazer em prol deste povo que padece de tantas necessidades a todos os níveis. A grande timoneira é a Irmã Lúcia Cândido, uma ilustre leiriense, que há 24 anos trabalha neste país sendo uma autêntica embaixadora do bem. Com ela está a Irmã Salomé, Guineense, a Irmã Wilbat também da Guiné e a Irmã Júlia de Angola. Quatro grandes mulheres que fazem todo a diferença neste oásis de esperança.

25 anos de Presença

No passado mês de Março foi altura de se comemorar festivamente os 25 anos de presença missionária na cidade das Neves. Houve festa que começou por uma bonita eucaristia de acção de graças, onde o cântico e a dança fizeram as delícias de quem quer Louvar o Senhor com o corpo e com a alma. Aqui há vida e há verdadeira liturgia de vivos. Foi momento também de marcar esta efeméride com o comprometimento do arranjo exterior da estrada que dá acesso a todo o projecto. Um presente oferecido pela Câmara Municipal de Oeiras, pelo seu Presidente Dr. Isaltino Morais. Porque aos pedidos da Irmã Lúcia ninguém consegue dizer que não. E o segundo presente foi a oferta de mais uma viatura para facilitar e alargar a distribuição alimentar às famílias mais carenciadas.

Onde houver o Bem a fazer que se faça

Parabéns, Irmãs, por tanta dedicação e empenho a este povo irmão. É autenticamente fazer jus ao lema da vossa Fundadora, Madre Mãe Clara que diz: onde houver o bem a fazer que se faça. E tanto bem se tem feito! E tudo graças ao apoio de tanta gente amiga. De tantos benfeitores. De tantas empresas solidárias. De associações que apoiam carinhosamente este projecto. Que na rectaguarda fazem tudo para que nada falte à linha da frente.

E Você? Não quer ajudar a esta causa?

Todos somos poucos para ajudar esta grande obra. Todos somos necessários para fazermos a diferença na vida desta gente e deste país. As irmãs fazem autênticos milagres quando se sentem apoiadas na sua missão e na sua obra. A Providência divina faz muito, mas os homens não podem deixar de fazer a sua parte.

E você? Não quer fazer parte deste apoio a esta grande obra da nossa conterrânea Irmã Lúcia Cândido?

Pode fazê-lo através da Associação Abraçar São Tomé e Príncipe que existe para apoiar toda esta obra social e educativa. Consulte o nosso site www.abracarsaotome.org e faça-se amigo e benfeitor deste projecto. E como é nosso lema, por todos conseguimos.

Gala Solidária por São Tomé e Príncipe

Aconteceu no passado dia 5 de outubro, no teatro José Lúcio da Silva, na nossa cidade de Leiria, mais uma gala solidária para com a obra da Irmã Lúcia Cândido. Foi, mais uma oportunidade de juntar artistas, amigos, benfeitores, empresas solidárias e o nosso Município para angariarmos fundos para esta causa que a todos nos diz muito. Conseguimos encher o teatro por São Tomé e Príncipe. Conseguimos juntarmo-nos por esta causa que a todos nos abraça. Para o ano há mais.

Mês missionário traz-nos notícias 3

Municipio de Leiria cria geminação com a cidade das Neves

O nosso Município de Leiria e toda a sua equipa camarária não ficou indiferente a toda esta obra da nossa ilustre leiriense, Irmã Lúcia Cândido. Estão-se a criar todas as condições para se proceder a uma geminação entre Leiria e a cidade das Neves, onde este projecto acontece todos os dias. Aqui fica o nosso reconhecimento por gesto tão nobre e cívico da nossa Câmara Municipal de Leiria.

Envio de contentor natalício

Estamos a caminho do Natal, uma época em que os nossos corações sintonizam um pouco mais com o próximo. A Associação Abraçar São Tomé e Príncipe quer enviar um contentor com 25 toneladas dos alimentos mais urgentes e necessários para se poder continuar a fornecer uma refeição quente a todas as crianças e idosos. São perto de três mil refeições diárias. Arroz, massas, feijão, salsichas, óleo e conversas… os alimentos básicos. Quem quer ajudar? Associe-se a esta causa e antecipe a oferta da sua prenda a estas crianças de São Tomé e Príncipe.

Contactos

Associação Abraçar São Tomé e Príncipe
Email: info@abracarsaotome.org

CONTENTOR_NATALÍCIO_2023
Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Formação sobre administração de bens da Igreja
8 de Fevereiro
, às 10:00
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress