Com o mote “A Palavra é um dom. O outro é um dom”, na Mensagem para a Quaresma de 2017, o Papa Francisco lembra que este é um tempo de “um novo começo” e de “convite à conversão”. Um caminho que parte da “escuta da Palavra de Deus” é se concretiza no “acolhimento, respeito, amor” ao outro.
“A Quaresma é o momento favorável para intensificar a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola”, refere o Papa, apontando que “na base de tudo isto está a Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo”.
Toda a mensagem parte, depois, da parábola do homem rico e do pobre Lázaro como inspiração para “compreender como agir para alcançarmos a verdadeira felicidade e a vida eterna, exortando-nos a uma sincera conversão”.
Num primeiro número, apresenta-nos Lázaro como um dom: “O próprio pobre à porta do rico não é um empecilho fastidioso, mas um apelo a converter-se e a mudar de vida”. E o convite que nos faz é a “abrir a porta do nosso coração ao outro, porque cada pessoa é um dom, seja o nosso vizinho seja o pobre desconhecido”.
Num segundo número mostra-nos como o rico poderá ser cada um de nós quando se deixa cegar pelo pecado, nomeadamente, “o amor ao dinheiro, a vaidade e a soberba”. “Para o homem corrompido pelo amor das riquezas, nada mais existe além do próprio eu e, por isso, as pessoas que o rodeiam não entram no seu olhar”, alerta o Santo Padre.
Num terceiro número, conclui-se que “a Palavra é um dom (…), uma força viva, capaz de suscitar a conversão no coração dos homens e de orientar de novo a pessoa para Deus”. O Papa termina, então, com o voto de que “o Espírito Santo nos ajude a realizar um verdadeiro caminho de conversão, para redescobrir o dom da Palavra de Deus, ser purificados do pecado que nos cega e servir Cristo presente nos irmãos necessitados”. E sugere que esse caminho se concretize “participando também nas Campanhas de Quaresma que muitos organismos eclesiais, em várias partes do mundo, promovem para fazer crescer a cultura do encontro na única família humana”.
– Quem desejar consultar o texto integral, poderá descarregar aqui a Mensagem em formato paginado para impressão em frente e verso.