Mensagem do Papa para a Quaresma: “A Palavra é um dom. O outro é um dom”

Com o mote “A Palavra é um dom. O outro é um dom”, na Mensagem para a Quaresma de 2017, o Papa Francisco lembra que este é um tempo de “um novo começo” e de “convite à conversão”. Um caminho que parte da “escuta da Palavra de Deus” é se concretiza no “acolhimento, respeito, amor” ao outro.

“A Quaresma é o momento favorável para intensificar a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola”, refere o Papa, apontando que “na base de tudo isto está a Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo”.

Toda a mensagem parte, depois, da parábola do homem rico e do pobre Lázaro como inspiração para “compreender como agir para alcançarmos a verdadeira felicidade e a vida eterna, exortando-nos a uma sincera conversão”.

Num primeiro número, apresenta-nos Lázaro como um dom: “O próprio pobre à porta do rico não é um empecilho fastidioso, mas um apelo a converter-se e a mudar de vida”. E o convite que nos faz é a “abrir a porta do nosso coração ao outro, porque cada pessoa é um dom, seja o nosso vizinho seja o pobre desconhecido”.

Num segundo número mostra-nos como o rico poderá ser cada um de nós quando se deixa cegar pelo pecado, nomeadamente, “o amor ao dinheiro, a vaidade e a soberba”. “Para o homem corrompido pelo amor das riquezas, nada mais existe além do próprio eu e, por isso, as pessoas que o rodeiam não entram no seu olhar”, alerta o Santo Padre.

Num terceiro número, conclui-se que “a Palavra é um dom (…), uma força viva, capaz de suscitar a conversão no coração dos homens e de orientar de novo a pessoa para Deus”. O Papa termina, então, com o voto de que “o Espírito Santo nos ajude a realizar um verdadeiro caminho de conversão, para redescobrir o dom da Palavra de Deus, ser purificados do pecado que nos cega e servir Cristo presente nos irmãos necessitados”. E sugere que esse caminho se concretize “participando também nas Campanhas de Quaresma que muitos organismos eclesiais, em várias partes do mundo, promovem para fazer crescer a cultura do encontro na única família humana”.

– Quem desejar consultar o texto integral, poderá descarregar aqui a Mensagem em formato paginado para impressão em frente e verso.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.