Caríssimos irmãos e irmãs,
Hoje, queria muito estar convosco em Fátima, na 89ª Peregrinação da Diocese de Leiria-Fátima e sei que essa era também a vossa espectativa. Infelizmente, tal não será possível porque o vírus que afeta a humanidade veio ao meu encontro aqui em Roma, onde me desloquei para um encontro com o Papa. No entanto, encontro-me bastante bem, com sintomas ligeiros e sentindo o cuidado fraterno excelente da comunidade dos padres do Colégio Português. Espero poder regressar à Diocese na próxima semana. Agradeço todas as manifestações da vossa amizade e proximidade, que eu sinto igualmente para convosco. Tenho também muito presentes as pessoas que se encontram afetadas pela Covid19, na Casa Diocesana do Clero e peço ao Senhor que lhes conceda a Sua ajuda e uma boa recuperação.
Não podendo estar presente, sinto-me muito satisfeito por ser o D. António Marto a presidir a esta peregrinação anual, depois de dois anos de interrupção. Ele que guiou a Diocese neste período difícil da pandemia é também quem preside ao recomeçar desta bela tradição da nossa Diocese. Obrigado, caríssimo D. António.
Estarei bem unido a vós e a toda a Diocese neste dia, pedindo ao Senhor, Pastor da Igreja, que nos ajude a viver ao ritmo de Maria, Sua Mãe, na escuta do Espírito de Deus e da Sua Palavra, na atenção próxima e misericordiosa a quem precisa e a quem é excluído e condenado, para que sejamos uma Igreja acolhedora, reconciliadora e missionária.
Saúdo de modo especial os jovens que nos estão a motivar e movimentar para a Jornada Mundial da Juventude. Em Fátima, a nossa Diocese abre-se à universalidade da Igreja e ao acolhimento dos que procuram a face de Deus, através da sua Mãe carinhosa. O Papa Francisco ainda anteontem reconfirmou a sua vontade de vir a Fátima, no âmbito dessa manifestação de fé e testemunho dos jovens cristãos de todo o mundo. Respondendo ao seu apelo, queremos ser uma Diocese aberta e acolhedora desses jovens que peregrinarão até Fátima no âmbito do encontro mundial em Lisboa.
A Virgem Maria, que se juntou aos apóstolos a implorar o dom do Espírito que deu origem à Igreja, nos reúna também para implorar o dom do mesmo Espírito, a fim de que nos una no amor de Deus, no serviço aos irmãos e na construção da justiça e da paz para o mundo.
Com afeto, no Coração do Senhor Jesus,
✝︎ José Ornelas Carvalho
Bispo de Leiria-Fátima
http://l-f.pt/Be6A