Meio milhar de pessoas da vigariaria de Porto de Mós peregrinaram à Catedral

No passado dia 7 de janeiro, a vigariaria de Porto de Mós cumpriu a sua peregrinação à Sé de Leiria. Após uma semana especialmente dedicada à Diocese nas várias paróquias, este domingo começou bem cedo.

Logo pela manhã, um numeroso grupo de crianças e adolescentes da catequese e escuteiros do Agrupamento 370 encheram quatro autocarros, além de mais cerca de 50 catequistas, pais e outros fiéis que se deslocaram em carros próprios.

Ao chegarem a Leiria, iniciaram o “peddigrejas”, atividade que os levou a percorrer as várias igrejas da cidade, começando pela de Nossa Senhora da Pena, dentro do castelo, que foi a primeira Sé da Diocese, e a de São Pedro, já fora das muralhas, que foi a segunda Sé. Seguiram-se as igrejas de Santo Estêvão, São Francisco, Espirito Santo, Santo Agostinho, Nossa Senhora da Encarnação, Seminário e a atual Catedral, passando ainda por alguns museus. Em cada um destes locais, os visitantes foram recebendo informações históricas, arquitetónicas e religiosas para aprofundarem o seu conhecimento sobre eles.

Depois da aventura da manhã, o almoço partilhado decorreu no Seminário Diocesano. Foi ocasião para o convívio entre todos os grupos da vigariaria, terminando com uma representação no ginásio, pelo grupo “Teatro Olaré”, de Serro Ventoso. Intitulada “O Mensageiro”, a peça revelou alguns dos momentos, dificuldades, sucessos e intervenientes do processo de Restauração da Diocese, há cem anos.

Depois, todos partiram rumo à Sé, onde cerca de meio milhar de fiéis foram acolhidos pelo Bispo diocesano, D. António Marto. Fez-se a entrada solene, com bandeiras e estandartes das diversas paróquias, seguindo-se uma explicação sobre a história da Catedral, feita pelo pároco, padre Gonçalo Diniz.

A Eucaristia foi o momento alto do dia, presidida pelo Bispo, concelebrada pelos párocos da vigariaria de Porto de Mós, animada pelas vozes e instrumentos do coral de Alvados e intensamente participada por todos, incluindo as crianças.

No final do dia, “regressámos a casa cientes de que valeu a pena este dia e todas estas descobertas e experiências”, concluiu José Carlos Vala, paroquiano de Porto de Mós que partilhou este relato com o PRESENTE, após recolha de testemunhos de vários outros participantes.

No próximo domingo, 14 de janeiro, será a vez da vigararia de Fátima fazer a sua peregrinação.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.