Marrazes: Catequese do 3.º ano celebra Festa da Luz

Antes da Missa vespertina do passado sábado, dia 19 de novembro, a celebração da Festa da Luz chamou 67 crianças do 3.º ano da catequese, que encheram a igreja paroquial dos Marrazes, vindas dos sete centros da paróquia, acompanhadas dos catequistas, pais e padrinhos.

À entrada da igreja, o pároco, padre Rui Acácio, recebeu os paroquianos e entregou uma vela apagada a cada uma das crianças da catequese. “Quem Me segue tem a luz da vida”, palavras de Jesus lidas pelo vigário paroquial, padre Tiago Silva, durante a Eucaristia. “Já imaginaram se o mundo não tivesse sol?”, disse na homilia às crianças, enquanto a igreja estava iluminada à meia luz, com o Círio Pascal ao centro.

Também junto ao ambão, foi colocado pelas catequistas um pequeno barco, a simbolizar “Jesus, o pescador de homens”, com uma rede de pesca e um papelinho com o nome de cada um dos meninos da catequese. “Já algum de vós sentiu Jesus na vossa vida?”, continuou o padre Tiago Silva, pedindo às crianças que fechassem os olhos e dissessem “Jesus, tu és a nossa luz”, num ato simbólico que precedeu o acendimento das velas de cada um no Círio Pascal. Sete das crianças ainda não batizadas foram chamadas em primeiro lugar, mas mantiveram a vela apagada, que só será acesa no dia do seu batismo.

“Recebe esta vela que irás brevemente acender com a luz de Cristo. Jesus és a nossa Luz. Quem ama o seu irmão permanece na Luz”, foram algumas das palavras do padre Tiago Silva, numa cerimónia a trazer à memória o batismo, com momentos acompanhados em cânticos, entoados em coro pelas crianças, que foram o principal motivo da Cerimónia, e agradeceram a luz que receberam, ou vão receber no dia do batismo. Já no final os meninos receberam das mãos do sacerdote uma pagela com uma frase que tinha sida escrita por eles.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.