Mais de meia centena de pessoas demonstraram interesse pelo património da Diocese

Com a conferência “À maneira de catálogo: peças notáveis da escultura barroca da Diocese de Leiria-Fátima”, Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, inaugurou, no passado dia 25 de janeiro, o ciclo de conferências “Sobre a forma e sobre o espírito da arte na Diocese de Leiria-Fátima”, organizado pelo Departamento do Património Cultural (DPC).

Depois das palavras de acolhimento, proferidas por Vânia Carvalho, coordenadora do Museu de Leiria, que acolhe esta iniciativa, o diretor do DPC explicitou que o principal objetivo deste ciclo de conferências é o de “posicionar o património diocesano no panorama artístico nacional”. Marco Daniel Duarte informou, ainda, que o ciclo é proposto aos diocesanos e a toda a comunidade que se interesse pelo património e pela história da Diocese de Leiria-Fátima.

A conferencista convidada fez uma caracterização geral das técnicas e matrizes estéticas da produção escultórica barroca e dos seus principais executantes em território português. Após esta abordagem de carácter introdutório, Sandra Costa Saldanha centrou a sua comunicação na análise de alguns exemplares da escultura barroca diocesana, nela detetando a presença dos grandes mestres da escultura portuguesa dessa época. Desta reflexão resultaram linhas de investigação a ter em conta em futuros estudos.

veja o programa completo de conferências.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress