No passado dia 12 de novembro, a paróquia de Santa Isabel da Cruz da Areia festejou o Magusto. Realizado nas imediações da igreja de São Romão, esta festa tradicional juntou as comunidades da Cruz da Areia, São Romão e Guimarota, num verdadeiro espírito de paróquia.
Neste evento, organizado pelos escuteiros da Cruz da Areia e a catequese de São Romão, confecionaram-se comidas tradicionais deste dia: pão com chouriço, filhoses e castanhas foram as mais populares.
Os escuteiros da Cruz da Areia ajudaram na preparação das deliciosas filhoses, dinamizaram diversos jogos para todos e realizaram o momento de apresentação dos guias e sub-guias a toda a comunidade presente. Nesta cerimónia, estes assumiram a responsabilidade de guiar e ajudar todos os membros dos seus bandos, patrulhas, equipas e tribos.
Durante a tarde, perguntou-se a alguns dos participantes como era o Magusto nas suas épocas e obtiveram-se variadas respostas. A diferente maneira de assar castanhas foi uma delas: “antigamente punha-se caruma no chão a arder, cortavam-se as castanhas e, adicionando mais caruma por cima, estas ficavam assadas”. Muitos também descreveram o Magusto como um dia para convívio em comunidade. Com brincadeiras e com o sujar das mãos ao descascar as castanhas, as tradições deste dia permanecem semelhantes até aos dias de hoje.
Todos os que compareceram neste evento mostraram-se muito contentes pela organização do mesmo.
Por fim, este convívio com toda a comunidade paroquial, Cruz da Areia, São Romão e Guimarota, fez-nos fortalecer o espírito de comunidade, criando também laços para o futuro!
Escrito por Catarina e Alícia, Comunidade de Pioneiros do Agr. 776 Cruz da Areia
⚠ O módulo não pode ser fornecido porque o conteúdo solicitado não é (por mais tempo) acessível. Entre em contato com o administrador para obter acesso.