É já uma tradição na paróquia da Atouguia, incluída no calendário da catequese: juntar miúdos e graúdos numa festa de magusto. E a tradição cumpriu-se, no passado dia 17 de novembro, com a organização da festa a cargo do centro de catequese da sede da comunidade paroquial.
Segundo nos conta o pároco, padre Fernando Varela, “as mães tomaram a dianteira” e a elas se juntaram os pais, os catequistas e os membros do Conselho Económico. O contributo foi de todos, acrescenta o padre Fernando: “uns prepararam o lanche, outros as castanhas, outros o espaço animado de boa e saudável música ambiente e nem faltou quem tivesse a ideia de colocar em cima das mesas uns pequenos cartazes coloridos com a história abreviada e ilustrada de São Martinho, para que todos soubéssemos o porquê daquele nosso encontro fraterno”.
Os principais destinatários deste “bom momento de convívio e de alegria” foram as largas dezenas de crianças e adolescentes da catequese, que, na companhia dos pais, avós, catequistas e outros amigos, entre os quais o pároco, passaram uma tarde inesquecível no salão paroquial, “à volta das luzidias castanhas assadas, aconchegados pela mesma fé e fraternidade”. No final, os mais pequenos tiveram ainda uma surpresa: uma espetada de gomas deliciosas.
Numa nota enviada ao jornal PRESENTE, o padre Fernando Varela remata: “São Martinho, naquele dia, fez o milagre de nos tornar todos irmãos!”.