Maceira homenageou Padre Júlio Vieira

No passado domingo, 19 de junho, no âmbito das “festas da vila”, ao som da filarmónica local e ao toque a sentido dos bombeiros, a freguesia da Maceira inaugurou, junto à igreja paroquial, um parque com o nome e uma escultura em homenagem ao seu antigo pároco, padre Júlio Domingos Vieira. 

Seguiu-se depois uma sessão solene no salão da paróquia, com a atuação musical do coro “Anima coralis” e a evocação do antigo pároco através de testemunhos partilhados por Jorge Bajouco, professor da Escola Henrique Sommer, e por Filomena Narciso, sobrinha do sacerdote. Entre as qualidades mencionadas, destacam-se a bondade e a generosidade incondicional com que o padre Júlio se dedicou aos outros no serviço sacerdotal e nas suas iniciativas na área da educação.  Foi este também o sentido que o escultor Carlos Ferreira quis representar na sua obra, através de duas asas abertas para fora, lembrando um anjo, e uma cruz cuja aste transversal é uma coroa de espinhos. Na base da escultura há uma inscrição do livro provérbios que diz: “O Senhor é quem dá a vitória”. Na mesma sessão, foram atribuídas distinções honrosas a quatro jovens da freguesia que brilharam na investigação, no desporto e na música.

O padre Júlio Vieira foi pároco da Maceira de 1972 a 1998, tendo-se retirado por motivos de saúde. Faleceu em 6 de junho de 2015, aos 90 anos. Era natural de Santa Catarina da Serra, em cujo cemitério está sepultado.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress