Logótipo da JMJ tornaram fim de semana especial para as paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal

No próximo domingo, dia 17 os jovens da Batalha irão entregá-lo à comunidade das Pedreiras e do Juncal. No domingo, dia 23, os jovens da Vigararia sairão em “peregrinação a pé” da Batalha e irão até Porto de Mós.

Depois de tanto tempo com as nossas assembleias dominicais com participação tão reduzida, finalmente tivemos a alegria de ver as nossas igrejas cheias. E sobretudo oportunidade de viver a nova alegria do encontro com jovens, crianças e adolescentes.

Nas missas paroquiais tiveram lugar de destaque os nossos jovens que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

No sábado, dia 9, os jovens de Aljubarrota levaram e no início da celebração entregaram à comunidade paroquial do Reguengo do Fetal o logótipo da JMJ construído em madeira. No domingo, dia 10, os jovens do Reguengo do Fetal, por sua vez, levaram-no e entregaram-no à comunidade paroquial da Batalha. Assim, estas duas paróquias foram sensibilizadas para esse acontecimento que irá decorrer em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023.

No próximo domingo, dia 17 os jovens da Batalha irão entregá-lo à comunidade das Pedreiras e do Juncal. No domingo, dia 23, os jovens da Vigararia sairão em “peregrinação a pé” da Batalha e irão até Porto de Mós. Aí passarão este testemunho à vigararia de Porto de Mós. Assim, de paróquia em paróquia e de vigararia em vigararia o símbolo percorrerá toda a Diocese.

Os animadores paroquiais e vicariais têm sido de um entusiasmo admirável e o seu engenho em criar dinamismos tem sido extraordinário. Força! Deus não vos faltará.  

Sendo participado só por jovens, no entanto, teremos de envolver todas as nossas comunidades: rezar pelo bom êxito, acolher jovens que virão até nós, criar condições nas comunidades e famílias para que os seus efeitos venham a fortalecer a Fé nos nossos jovens, nas nossas famílias e nas nossas comunidades.

Os grupos das nossas catequeses do 8º ,9º e10º estão já a preparar-se com o Say Yes. De igual modo, os que já fizeram o 10º no ano passado e os que irão ainda ser crismados em novembro e dezembro nestas paróquia estão a preparar-se .

Também gostaríamos que outros jovens que já tenham terminado catequese há mais tempo e outros mesmo que não tenham tido oportunidade de catequese viessem a integrar grupos que queiram preparar-se para participar nesta Jornada. Serão oportunidades que não podemos desperdiçar: acolher a Graça de Deus que vem até nós.

Esperamos milhões de jovens de todo o mundo.

Muitos dos nossos jovens fizeram sacrifícios enormes para irem às jornadas mundiais: Polónia, Espanha, Brasil,… E, agora, temo-las “ao pé da porta”.

Ainda há dias veio visitar-me uma portuguesa que foi catequista por cá. Agora casada com um alemão, vive em Berlim onde colabora ativamente na sua paróquia. Dizia-me que de Berlim esperavam trazer à Jornada entre quinhentos a oitocentos jovens….

E nós ….vamos ficar a dormir “na forma”? Não, não podemos…

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.