Leirienses na Expansão Portuguesa

Arautos da fé, os missionários embarcavam ao lado dos soldados e apostolizavam os infiéis e os gentios.

Arautos da fé, os missionários embarcavam ao lado dos soldados e apostolizavam os infiéis e os gentios. Poder-se-ia concluir deste modo a ação no Oriente: “importar especiarias e fazer cristãos”.

Entre alguns leirienses que participaram nesta aventura, contam-se missionários de Pedrogão, enumerando-se também uma maioria de estrangeiros ao serviço da coroa portuguesa. Para além da administração dos sacramentos, eram portadores de um modo de viver com novos valores.

Afonso Eanes foi um leiriense que assumiu o encargo de capelão do conde de Vila Real.

Entre a copiosa quantidade de sacerdotes e bispos embarcados, destacou-se D. João Galvão, até em termos militares: irmão primogénito do cronista-mor, embaixador e alcaide-mor de Leiria Duarte Galvão. Já como bispo de Coimbra, D. Afonso V agraciou o prelado com o título de Conde de Arganil, depois de bravos serviços prestados tanto como combatente e clérigo, ao empunhar a espada nas batalhas magrebinas de Arzila e Tânger.

Em 1496 foi impresso em Leiria “o livro de oiro dos pilotos e dos astrónomos”, da autoria de Abrão Zacuto e intitulado “Almanach perpetuum celestium motuum” … consistia numa coleção de tábuas de declinação do Sol, com explicações e que serviu de preciosa ajuda para os navegantes.

Também as madeiras das florestas leirienses foram úteis para a construção das embarcações.

O pedroguense Padre jesuíta Gabriel de Magalhães (1609-1677) chegou à Índia, permanecendo em Goa a ministrar retórica e em Macau filosofia. O seu falecimento deu-se em Pequim em 6 de maio de 1677, depois de ficar para trás o registo do seu zelo apostólico na província de

Chequião. Aí foi perseguido pelos Bonzos, sofrendo lancinantes martírios num cárcere, com mãos e pés presos e três cadeias no pescoço. 11 anos após a morte de Gabriel de Magalhães, foi imprimido em Londres, por Thomas Newborough, a sua publicação de “Doze Excelências da China”, igualmente traduzida para francês e italiano. Também o trabalho literário “Nouvelle relation de la Chine, concernant la description des particularitez les plus considerables de ce grand empire. Composée en l`année 1668 par R.P. Gabriel de Magaillans de la Compagnie de Jésus, missionaire apostolique” foi publicado.

(continua)


Bibliografia: D’AZEVEDO, Ricardo Charters, Leirienses na Expansão Portuguesa, Cadernos de Estudos Leirienses 12, Textiverso, maio 2017, pp. 103-134.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress