Leiria-Fátima com alterações no serviço eclesial

No total, são dez as pessoas envolvidas — oito padres, uma religiosa e um leigo — e abrangem tanto os serviços da cúria diocesana como algumas paróquias e movimentos.

Como é habitual nesta altura do ano, o bispo da diocese de Leiria-Fátima, o cardeal D. António Marto, procedeu a alterações no serviço eclesial que torna públicas em comunicado de hoje. No total, são dez as pessoas envolvidas — oito padres, uma religiosa e um leigo — e abrangem tanto os serviços da cúria diocesana como algumas paróquias e movimentos.

Em destaque estão as funções atribuídas ao padre Rui Ruivo, que deixa os cargos de vigário paroquial da Marinha Grande e de assistente diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos, para ser diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã, do Serviço de Pastoral do Ensino Superior e do Seminário em Família. Por conseguinte, o anterior titular destes cargos, o padre Eduardo Caseiro, é enviado para Roma, para fazer estudos de especialização em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Gregoriana. Já a assistência ao Movimento dos Convívios Fraternos e o lugar de vigário paroquial da Marinha Grande são entregues ao recentemente ordenado padre Jorge Fernandes, que já colaborava pastoralmente naquela paróquia.

O P. Rui Miguel Lopes Ruivo Ferreira é nomeado Diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã, Diretor do Serviço de Pastoral do Ensino Superior e Diretor do Seminário em Família.

Outras mudanças de relevo são a paroquialidade do Arrabal e a direção do Serviço de Pastoral Familiar. Para as duas funções foi escolhido o padre Manuel Silva, que fez parte da Congregação dos Padres Monfortinos e que foi incardinado na Diocese em junho do ano passado. O anterior pároco do Arrabal, padre António Faria, de 78 anos, é dispensado e passa à situação de jubilado, a seu pedido. Também a pedido do próprio, o padre Manuel Henrique Gameiro de Jesus é dispensado das funções de diretor do Serviço de Pastoral Familiar, para se dedicar exclusivamente às suas paróquias.

O P. Manuel Rodrigues da Silva é nomeado Pároco do Arrabal e Diretor do Serviço de Pastoral Familiar.

Das restantes mudanças, uma nota para a assistência do Movimento Católico de Estudantes que foi atribuída a um leigo. Miguel Serra é professor da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e passa a substituir a irmã Ângela Oliveira, da Congregação da Aliança de Santa Maria.

Miguel Serra
O Dr. Miguel Pedro Nunes Serra, professor da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, é nomeado Assistente Diocesano do Movimento Católico de Estudantes.

De acordo com o comunicado, “as tomadas de posse serão no início do próximo ano pastoral, em datas a anunciar oportunamente”.

O P. Eduardo Domingues Caseiro é enviado para Roma, para fazer estudos de especialização em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Gregoriana. É dispensado de todos os serviços na Diocese.
O P. Jorge Manuel Pombo Fernandes é nomeado Vigário Paroquial da Marinha Grande e Assistente Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos.
O P. António Pereira Faria é dispensado, a seu pedido, da paroquialidade do Arrabal, passando à situação de jubilado.
A Ir. Ângela Manuela Ribeiro de Oliveira, da Congregação da Aliança de Santa Maria, cessa as funções de Assistente Diocesana do Movimento Católico de Estudantes.
O P. Isidro da Piedade Alberto é nomeado Confessor do Mosteiro da Visitação, na Bata-lha. É dispensado, a seu pedido, das funções de Vigário Paroquial dos Marrazes passando a Capelão da mesma Paróquia.
O P. Tiago Alexandre de Jesus Silva é nomeado Vigário Paroquial da Batalha e do Reguengo do Fetal, mantendo as funções de Capelão do Mosteiro de Santa Clara, em Monte Real, e a colaboração na Câmara Eclesiástica.
O P. Manuel Henrique Gameiro de Jesus é dispensado, a seu pedido, das funções de Diretor do Serviço de Pastoral Familiar. Mantém os restantes serviços para os quais está nomeado.
Comunicado integral
http://l-f.pt/M5i

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.