A Legião de Maria da Diocese de Leiria-Fátima, animada pelo seu diretor espiritual, padre Joaquim Jesus João, quis marcar o início do ano pastoral caminhando rumo à Misericórdia de Deus, passando pela Porta Santa da Sé de Leiria, a Igreja Mãe da Diocese.
Enquanto no adro se ia preparando a procissão, foi recordado o sentido da peregrinação, em abertura à graça da conversão e do perdão do pecado que Deus oferece a cada um. “Cada pessoa fez a sua caminhada interior, como povo de Deus, para chegar à Porta Santa, pois esta é a Porta do Senhor, sinal da Sua Misericórdia, uma meta a alcançar que exige de cada um empenho e compromisso”, refere Bina Simões em comunicado enviado ao PRESENTE.
Sentido a peregrinação como “estímulo à conversão”, “abraço da Misericórdia do Pai” e “compromisso a ser misericordiosos com os irmãos”, o grupo celebrou a Eucaristia, animada pelos grupos corais paroquiais de Monte Redondo e do Coimbrão.
“Assim, na alegria de filhos de Deus, renascidos pelas águas do Batismo, perdoados e readmitidos na festa paterna, recebidos no colo materno de Maria nossa Mãe, agradecidos pelo alimento eucarístico, adorámos o Senhor, rezando a oração que o Anjo de Portugal, há cem anos, ensinou aos Pastorinhos”, conta o grupo.
Por fim, foi cantado por dezenas de pessoas o Hino Legionário, “de forma contagiante e jubilosa que mereceu ser amplamente registado”.