Lectio divina para o III Domingo do Tempo Comum (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...
OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima

Texto: P. Tiago Silva
Vozes: Filipe Ferreira e Paula Costa

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

TEXTO

Introdução

Estamos no Tempo Comum. “Comum” não porque seja secundário, inferior, mas porque é o tempo de seguir Jesus, de ser seu discípulo, na missa dominical e no dia-a-dia da tua vida cristã.

És chamado a seguir atrás de Jesus, acompanhando os seus passos, deixando-te surpreender pelos seus ensinamentos profundos, os seus milagres fantásticos, aprendendo a ser seu discípulo missionário.

Escuta agora esta passagem do Evangelho segundo São Marcos.

Palavra de Deus

Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram Jesus. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus.

Reflexão

Jesus inicia a sua pregação, com uma frase que resume todo o Evangelho. É sempre importante regressar ao essencial do ser cristão, através de uma continua conversão e da fé na “boa-notícia” do Amor de Deus por ti.

O que precisas de mudar para te tornares mais semelhante a Jesus? De que forma podes fazer crescer a tua fé? Através da Eucaristia?

Porque se «cumpriu o tempo», chegou o momento de chamar. Também hoje, Jesus fixa os seus olhos em ti e te diz: «Vem comigo!»

Com Ele a tua vida é melhor. Onde quer Deus levar-te, neste momento da tua vida? Costumas perguntar a Jesus o que Ele quer de ti, antes de tomar decisões para a tua vida?

Oração

Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória, o meu entendimento e toda a minha vontade, tudo o que tenho e possuo; Vós mo destes; a Vós, Senhor, o restituo. Tudo é vosso, disponde de tudo, à vossa inteira vontade. Dai-me o vosso amor e graça, que isto me basta. 

(Santo Inácio de Loiola)

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.