Lectio divina para o III Domingo de Páscoa (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Texto: José Henrique Domingues Pedrosa
Vozes: Sílvia Malta, Faustino Xavier Ferreira e Francisca Ferreira

Tocar e ver o Corpo de Jesus ressuscitado

Lectio divina para o Domingo III da Páscoa, 18 de abril de 2021

Introdução

A boa nova da ressurreição permanece como mensagem primeira a acolher e anunciar. Ao longo do tempo pascal, prolonga-se a alegria da manhã de Páscoa, na certeza da vitória da Vida sobre a morte e o pecado. Jesus está vivo e pode ser tocado e visto de uma forma nova: a comunidade reunida à volta de Jesus é chamada a ser o sinal palpável e visível da presença de Cristo ressuscitado. Essa comunidade é também chamada a ver e tocar as marcas da cruz de Jesus na carne ferida da humanidade, nas situações concretas de sofrimento dos irmãos, onde é chamada a levar a vida nova da ressurreição.

Escuta da Palavra de Deus

Vais agora escutar uma passagem do Evangelho segundo Lucas

Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir do pão. Enquanto diziam isto, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Espantados e cheios de medo, julgavam ver um espírito. Disse-lhes Jesus: «Porque estais perturbados e porque se levantam esses pensamentos nos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo; tocai-Me e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que Eu tenho». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como eles, na sua alegria e admiração, não queriam ainda acreditar, perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa para comer?». Deram-Lhe uma posta de peixe assado, que Ele tomou e começou a comer diante deles. Depois disse-lhes: «Foram estas as palavras que vos dirigi, quando ainda estava convosco: ‘Tem de se cumprir tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos’». Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de todas estas coisas».

Meditação

O encontro com Cristo ressuscitado acontece, uma vez mais, no centro da comunidade reunida, e com a referência à comida, o que nos remete para a Eucaristia. É aí, entre o espanto e as dúvidas, os medos e as alegrias, que se faz o caminho de fé.

Acredito de verdade na ressurreição de Jesus?

Acredito que recebo a pessoa total de Cristo ressuscitado na Comunhão? 

Podemos tocar e ver o corpo de Cristo ressuscitado na Eucaristia, como o podemos tocar e ver no nosso corpo e no corpo de cada pessoa, sobretudo nos mais frágeis e marginalizados. 

Procuro cuidar do dom maravilhoso que é o meu corpo e o corpo de cada pessoa?

Respeito a dignidade da vida humana na sua totalidade, em todos os momentos?

O encontro com Cristo ressuscitado ilumina toda a vida, e a vida toda. A experiência deste encontro abre o entendimento à Palavra e lança para a missão.

Como vivo a missão de ser testemunha de Jesus Cristo no mundo?

Acolho a bênção de cada Eucaristia como um envio para ser testemunha do encontro com Jesus ressuscitado que acabei de viver em comunidade?

Oração 

Jesus Cristo ressuscitado,
que te fizeste presente no meio da comunidade,
a encheste de alegria pela tua presença real,
e abriste o entendimento dos discípulos
para compreenderem e anunciarem a tua Palavra,
robustece a minha fé, anima a minha esperança
e fortalece-me na caridade.
Faz-me tocar e ver o teu corpo,
presente na Eucaristia e no corpo de cada irmão,
e torna-me testemunha do teu amor.
Ámen.

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
DESCARREGAR
http://l-f.pt/podlec

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.