Lectio divina para o III Domingo da Quaresma (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Texto: Bruna Vala
Voz: Bruna Vala e Mariana Santos

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
DESCARREGAR
http://l-f.pt/podlec

3º Domingo da Quaresma | 07.03

Tudo o que não se dá, acaba por se perder

Introdução

Celebramos o terceiro domingo da Quaresma. Subimos com Jesus a Jerusalém e entramos com Ele no Templo. Estamos próximos da Festa da Páscoa Judaica, na qual se recorda a libertação do Povo de Israel da escravidão do Egipto. O Templo está cheio de Judeus que vêm cumprir a sua obrigação de peregrinar a Jerusalém. Em redor do templo há cambistas, que trocam as moedas de outros países por moedas locais, para que os judeus deslocados possam fazer a sua oferta ao Templo na moeda usada em Israel. Há ainda vendedores de bois, de ovelhas e de pombas, para que os judeus os pudessem comprar para oferecer a Deus em sacrifício, um ritual muito comum por esta altura. O ambiente que se vive é o normal da Páscoa. Mas Jesus parece não estar agradado com o que vê. E num gesto imprevisível, parece abalar esta normalidade. 

Palavra de Deus

Vais agora escutar a passagem do Evangelho Segundo São João.

Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os cambistas sentados às bancas. Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a todos do templo, com as ovelhas e os bois; deitou por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou-lhes as mesas; e disse aos que vendiam pombas: «Tirai tudo isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa de comércio». Os discípulos recordaram-se do que estava escrito: «Devora-me o zelo pela tua casa». Então os judeus tomaram a palavra e perguntaram-Lhe: «Que sinal nos dás de que podes proceder deste modo?». Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e em três dias o levantarei». Disseram os judeus: «Foram precisos quarenta e seis anos para se construir este templo e Tu vais levantá-lo em três dias?». Jesus, porém, falava do templo do seu corpo. Por isso, quando Ele ressuscitou dos mortos, os discípulos lembraram-se do que tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. Enquanto Jesus permaneceu em Jerusalém pela festa da Páscoa, muitos, ao verem os milagres que fazia, acreditaram no seu nome. Mas Jesus não se fiava deles, porque os conhecia a todos e não precisava de que Lhe dessem informações sobre ninguém: Ele bem sabia o que há no homem.

Meditação

Nesta passagem bíblica assistimos a um acontecimento único em que Jesus toma uma atitude completamente inesperada, que pode levar-nos a ficar confusos: como será possível que Jesus, uma pessoa serena, possa ter tomado uma atitude destas e expulsado toda a gente daquele local de culto? A verdade é que aquele cenário em torno do templo era natural no tempo da Páscoa. Mas Jesus percebe que tudo aquilo afasta as multidões do essencial: o que realmente importa na vida da fé não é fazer grandes sacrifícios ou oferecer dinheiro, mas sim o modo como nos entregamos a Deus. A nossa fé não é baseada em ofertas materiais. O que Deus quer é que tu te entregues a Ele! 

Como achas que está a tua entrega a Deus e aos outros? 

O que achas que pode existir na tua vida que te impeça de o fazer?

Durante esta semana procura identificar tudo aquilo que possa ser supérfluo e desnecessário na tua vida, aquilo que não te permita aproximar verdadeiramente de Deus, para que possas acreditar na palavra de Deus e na vida nova que a Páscoa nos traz.

Oração

Senhor, ajuda-me a deixar tudo o que é supérfluo na minha vida para assim poder acolher a tua palavra e seguir-te verdadeiramente. Dá-me a força necessária para me reerguer todos os dias, tal como tu fizeste e assim viver este tempo da quaresma com fé e esperança na tua ressurreição.  

Desafio

Ao terminar este momento, coloca no teu cantinho um catecismo e não te esqueças que este espaço faz parte da tua casa, que é o teu monte para rezar e te ajudar nesta caminhada!

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.