Texto: Pe. José Henique
Vozes:
Pós-Produção: José Simões
«Deus enviou o seu Filho ao mundo, para que o mundo seja salvo por Ele»
Breve introdução
O Evangelho de São João escutado nesta solenidade da Santíssima Trindade leva-nos ao encontro do amor do Pai. Amor revelado no dom da vida do Filho, erguido na cruz. Aí oferece a salvação e vida eterna a todo o que «nasceu do Espírito» e crê em Jesus, o Filho Unigénito de Deus.
Escuta da Palavra de Deus
Vamos escutar uma passagem do Evangelho de João. (Jo 3,16-18)
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem acredita n’Ele não é condenado, mas quem não acredita n’Ele já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus».
Meditação
Na noite, Nicodemos não terá mais onde fixar a sua atenção senão naquele «tanto» do amor de Deus Pai que, de «tanto» amar o mundo, mesmo quando o mundo parece querer deixar-se habitar pelas trevas, não deixa de enviar Aquele que o pode salvar.
A solenidade da Santíssima Trindade «convida-nos a deixarmo-nos fascinar mais uma vez pela beleza de Deus; beleza, bondade e verdade inesgotável. Mas tambémbeleza, bondade e verdade humilde e próxima, que se fez carne para entrar na nossa vida, na nossa história, na minha história, na história de cada um de nós, para que cada homem e cada mulher possa encontrá-la e ter a vida eterna. E isto é fé: acolher Deus-Amor, acolher este Deus-Amor que se doa em Cristo, que nos faz mover no Espírito Santo; deixar-se encontrar por Ele e confiar n’Ele. Esta é a vida cristã. Amar, encontrar Deus, buscar Deus; e Ele procura-nos primeiro, Ele encontra-nos primeiro.»
Vivo a fé como este deixar-me amar em primeiro lugar por Deus?
«O que é esta vida eterna? É o amor desmedido e gratuito do Pai que Jesus doou na cruz, oferecendo a sua vida pela nossa salvação. E este amor com a ação do Espírito Santo irradiou uma luz nova sobre a terra em cada coração humano que o acolhe; uma luz que revela os ângulos obscuros, as dificuldades que nos impedem de levar os frutos da caridade e da misericórdia».
Sinto-me já salvo por Deus? Deixo-me envolver pela vida eterna?
A fé no Deus uno e trino não é algo distante e incompreensível, mas convite para mergulhar e se deixar inspirar pela fonte da vida e do amor que Ele é. Por Ele, com Ele e n’Ele, podemos fazer deste mundo um lugar da sua presença de salvação e de amor.
Procuro alimentar a minha relação pessoal de fé e amor com cada uma das Pessoas da Trindade? Encontro na sua diversidade e unidade o fundamento para as minhas ações e relações?
Oração:
Deus Pai,
que revelastes aos homens o vosso admirável mistério,
enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito da santidade,
concedei-nos que, na profissão da verdadeira fé,
reconheçamos a glória da eterna Trindade
e adoremos a Unidade na sua omnipotência.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.
Ámen.
http://l-f.pt/podlec
Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt