Texto: Pe. Tiago Silva
Vozes: Carla Pereira e Filipe Ferreira
Pós-Produção: José Simões
“EU ESTOU SEMPRE CONVOSCO”
Introdução
Quarenta dias depois da Ressurreição, Jesus sobe aos Céus diante dos seus discípulos, concluindo essa “elevação” iniciada desde as profundidades do sepulcro, e arrastando consigo toda a criação. Jesus está junto do Pai, mas também está sempre connosco. Inaugura-se uma nova forma da presença do ressuscitado, que durará até ao fim dos tempos. Neste domingo da Ascensão, pedimos que a Palavra de Deus e a Celebração da Igreja elevem o nosso coração para o alto. Jesus subiu aos Ceus para nos indicar o caminho. Mas Ele continua a descer à terra, sempre que um coração crente lhe abre as portas da sua vida.
Palavra de Deus
Escuta esta passagem do Evangelho segundo São João
Naquele tempo, os Onze discípulos partiram para a Galileia, em direcção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».
Meditação
– Jesus regressa à Galileia, onde iniciou a sua vida pública evangelizadora, e onde chamou os primeiros discípulos. É como se Jesus quisesse reconduzi-los ao primeiro encontro, e ao ardor de coração que esse encontro provocou. Neste domingo, façamos memória da entrada do Senhor Jesus na nossa vida, recordemos o quanto “nos ardeu cá dentro o coração”, e renovemos-Lhe o sim que dissemos e queremos continuar a dizer.
– A fé cristã sabe bem conviver com as dúvidas. Deus não é uma evidência! As nossas inquietações e perplexidades não são impedimento à fé; antes, podem ser sinal de fome e sede de mais. Neste domingo, adoremos Jesus com a fé que Ele nos deu, e peçamos-lhe luz para as obscuridades dos nossos anseios e incertezas.
– Vivemos muitas vezes com a sensação de que são os grandes, os poderosos, os ricos que controlam as nossas vidas. Jesus diz que tem todo o poder sobre o Céu e a terra. Pela sua ressurreição, foi alcançada a vitória. Ele é o Senhor. Neste domingo, peçamos a Jesus que nos faça ver o desenrolar da nossa vida, e da história do mundo, debaixo deste olhar sobrenatural, próprio de quem confia na Providência divina.
– A promessa de estar sempre connosco é uma enorme consolação para todo aquele que acredita em Jesus. Não estamos sozinhos! Aconteça o que acontecer… Esta promessa realiza-se de forma concreta e surpreendente na presença sacramental de Jesus na Eucaristia. Neste domingo, olhemos para a hóstia branca, e deixemos que Jesus nos mostre, como só Ele sabe fazer, que é Ele mesmo que ali está. Mistério da fé!
4. Oração
Depois que triunfou no alto madeiro
Da morte e do inferno que venceu,
O nosso bom Jesus, manso Cordeiro,
Que por nós nele a vida ofereceu,
Levou cativo o nosso cativeiro,
Subindo para o Céu, donde desceu:
Em pago de nos dar a liberdade
Dêmos-Lhe nós a nossa saudade.
Imitemos aqueles valorosos,
Na sua saudosa despedida,
Que d’Ele, que subia, saudosos,
Não lhes lembrava já coisa da vida.
Dêmos-Lhe com suspiros piedosos
Em doce pranto a alma consumada,
Pois Ele no-la pôs em liberdade;
Dêmos-Lhe nós a nossa saudade.
(Liturgia das Horas, Hino da Hora Intermédia)
http://l-f.pt/podlec
Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt