Lectio divina para o 28º Domingo do Tempo Comum (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Vozes:

Texto: P. Tiago Silva

Preguiça de ser santo(?)…

Lectio Divina para o Domingo XXVIII do Tempo Comum (Ano B)

Introdução

A liturgia deste domingo XXVIII do Tempo Comum é um convite a desejarmos que Deus nos dê o seu Espírito Santo, com o dom da Sabedoria, que é preferível a todas as riquezas.

De fato, “que importa ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a sua vida?” (Mc 8, 36). Só temos esta vida para amar e servir a Deus e aos irmãos. Precisamos de aproveitar cada segundo que nos é dado para encontrar essa Água Viva que sacia as nossas sedes.

Palavra de Deus (Mc 10, 17-30)

Vamos escutar uma passagem do Evangelho segundo São Marcos 

Naquele tempo, ia Jesus pôr-Se a caminho, quando um homem se aproximou correndo, ajoelhou diante d’Ele e perguntou-Lhe: «Bom Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?». Jesus respondeu: «Porque Me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus. Tu sabes os mandamentos: Não mates; não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe’». O homem disse a Jesus: «Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude». Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu: «Falta-te uma coisa: vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me». Ouvindo estas palavras, anuviou-se-lhe o semblante e retirou-se pesaroso, porque era muito rico. Então Jesus, olhando à sua volta, disse aos discípulos: «Como será difícil para os que têm riquezas entrar no reino de Deus!». Os discípulos ficaram admirados com estas palavras. Mas Jesus afirmou-lhes de novo: «Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus». Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode então salvar-se?». Fitando neles os olhos, Jesus respondeu: «Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível». Pedro começou a dizer-Lhe: «Vê como nós deixámos tudo para Te seguir». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: Todo aquele que tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras, por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais, já neste mundo, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, juntamente com perseguições, e, no mundo futuro, a vida eterna».

Meditação

O homem rico parece ter estado à espera de Jesus, para o interrogar. Talvez sem o saber, ele já esperaria pelo Bom Mestre a vida toda.

— Sinto que Jesus é a resposta de Deus para as perguntas da minha vida? O que procuro em Jesus? E, quando procuro, encontro? Qual foi a última vez que fui a correr ter com Jesus?

“Tu sabes os mandamentos?”

— Tenho necessidade de confrontar a minha vida moral com os ensinamentos de Deus e da Igreja? Reconheço que não sou o senhor do bem e do mal, e quando Deus diz para não fazer algo é porque Ele me ama e quer o melhor para mim?

“Falta-te uma coisa”

— Que coisa é esta? Que apegos tenho na minha vida que me impedem de voar para o alto? Compreendo que Jesus não tira nada, mas dá tudo, e quando me pede um desapego de algo concreto na minha vida, é somente para que Ele me possa devolver todas as coisas e pessoas transfiguradas e purificadas pelo seu amor libertador?

Na vida «existe apenas uma tristeza: a de não ser santo» (León Bloy)

— O que me entristece? Porque não decidir-me, hoje (não amanhã), por dar a Deus o que já sei que Ele me está a pedir neste momento.

Oração

Jesus, Bom Mestre, dá-me a tua sabedoria.
Preciso dela para viver de modo mais feliz, 
de forma mais parecida à vida que Tu tens e me queres dar.
Confio em Ti, Jesus!
Faz-me experimentar o poder que vem do Teu Amor, 
porque para ti nada é impossível.
Amen.

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
DESCARREGAR
http://l-f.pt/podlec

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.