Lectio divina para o 24º Domingo do Tempo Comum (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Texto: P. Joaquim Domingos Luís
Vozes: Alexandra Neves e Alfonso Susavila

MESSIAS, SIM! MAS DE QUE TIPO?

Leitura orante para o XXIV Domingo do Tempo Comum – Ano B, 12.09.2021

Introdução

E vós, quem dizeis que eu sou? É a pergunta que Jesus dirigiu aos seus discípulos e dirige a cada um de nós, hoje. Somos convidados a dar uma resposta a partir do coração para perceber quem é na verdade Cristo e o lugar que ocupa na nossa existência. 

Palavra de Deus (Mc 8, 27-35)

Vamos escutar uma passagem do Evangelho segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus partiu com os seus discípulos para as povoações de Cesareia de Filipe. No caminho, fez-lhes esta pergunta: «Quem dizem os homens que Eu sou?» Eles responderam: «Uns dizem João Baptista; outros, Elias; e outros, um dos profetas». Jesus então perguntou-lhes:

«E vós, quem dizeis que Eu sou?» Pedro tomou a palavra e respondeu: «Tu és o Messias». Ordenou-lhes então severamente que não falassem d’Ele a ninguém. Depois, começou a ensinar-lhes que o Filho do homem tinha de sofrer muito, de ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas; de ser morto e ressuscitar três dias depois. E Jesus dizia-lhes claramente estas coisas. Então, Pedro tomou-O à parte e começou a contestá-l’O. Mas Jesus, voltando-Se e olhando para os discípulos, repreendeu Pedro, dizendo: «Vai-te, Satanás, porque não compreendes as coisas de Deus, mas só as dos homens». E, chamando a multidão com os seus discípulos, disse-lhes: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Na verdade, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a vida, por causa de Mim e do Evangelho, salvá-la-á».

Meditação

Havia entre os judeus, e também nos apóstolos, a grande interrogação sobre quem era Jesus. À pergunta de Jesus: E vós, quem dizeis que Eu sou?,  é Pedro quem responde: “Tu és o Messias!”. Mas Ele ainda tinha uma visão errada do Messias e manifesta os pensamentos humanos e não os planos de Deus. Por isso, era necessário esclarecer qual a sua verdadeira missão. De uma maneira clara e directa, Jesus começou a ensinar-lhes que “o Filho do homem tinha de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes, pelos escribas; tinha de ser morto e ressuscitar três dias depois.”

Pergunto-me: Quem é Cristo para mim? Apenas um homem excepcional, um “mestre” de moral, um homem bom que marcou a história humana, ou o Messias Servo que dá a sua vida para nos salvar e nos propõe um projecto de salvação e vida plena?

Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.Na verdade, quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, há-de salvá-la.

O discípulo não é mais do que o mestre. Foi este o caminho seguido por Jesus; é este o caminho para quem quiser ser seu discípulo.

Que significa para mim, hoje, ser discípulo de Jesus? Que significa perder a vida para ganhá-la?

Oração

Senhor Jesus Cristo,
Tu me perguntas hoje:
Quem sou eu para ti?
Ajuda-me, Senhor,
a compreender que ser teu discípulo
significa tomar a cruz,
dar-me, entregar-me,
servir os irmãos.
Pois só assim
terei a vida em plenitude.

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
DESCARREGAR
http://l-f.pt/podlec

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.