Jubileu das Vocações na Festa da Fé

O habitual Jubileu das Vocações, que junta anualmente em festa os casais, padres e religiosos que celebram 25, 50 ou 60 de matrimónio, ordenação ou consagração, vai realizar-se no domingo 17 de junho, integrado no programa diocesano da Festa da Fé.

O programa começa pelas 14h00, num encontro de apresentação e de partilha de testemunhos, no Teatro Miguel Franco, e termina com a celebração da Eucaristia de encerramento da Festa da Fé, onde farão a renovação dos compromissos vocacionais, às 16h00, no Largo da República, em frente à Câmara Municipal de Leiria.

A organização da iniciativa é do Serviço e Animação Vocaciona e do Departamento da Pastoral Familiar, que indicam como objetivos: “celebrar juntos o dom da vocação cristã e das diferentes vocações, que desenvolvem e concretizam a graça batismal; manifestar a beleza e a alegria do caminho percorrido ao longo da vida, em resposta ao chamamento de Deus; louvar a Deus pelos frutos que suscitou na nossa vida e, através de nós, em muitas outras, nas famílias e na nossa Diocese, ao longo dos últimos 100 anos”.

Os interessados deverão inscrever-se, até ao dia 21 de maio, junto dos respetivos párocos, podendo obter mais informações pelos contactos 919371149 ou jarmachado@gmail.com.

 

Convite de D. António Marto

Esta festa do Jubileu das Vocações é anualmente presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto, que faz pessoalmente o convite à participação de todos os jubilários. No folheto de inscrição pode ler-se esse mesmo convite:

Há momentos grandes na vida de todas as pessoas. Há festas importantes em cada família ou comunidade. São “marcos” – que deixam marcas – na história da vida pessoal, familiar e comunitária que merecem e requerem ser evocados, celebrados, rezados e meditados à luz da fé, em Igreja.

Na linguagem comum, usamos o termo “Jubileu” (dia de júbilo, de alegria) para comemorar os 25 ou 50 anos de um acontecimento significativo. Enquanto Igreja Diocesana de Leiria-Fátima, queremos continuar a iniciativa de celebrar, de um modo especial, o “Jubileu das Vocações” ao matrimónio, ao ministério sacerdotal e à especial consagração na vida religiosa ou na vida secular.

Dado que estamos a celebrar o centenário da restauração da nossa Diocese, iremos integrar-nos no programa da Festa da Fé. Será um momento alto para reviver e reavivar o encanto e a frescura do primeiro “sim”, para celebrar o caminho percorrido e correspondido ao longo da vida, para agradecer a Deus os frutos que, através destas vocações, suscitou ao serviço da vida e do amor, e para renovar os compromissos vocacionais. Assim manifestar-se-á também a beleza das várias vocações que adornam a Igreja de Jesus e fazem dela um jardim florido com o esplendor dos mais variados dons e vocações. Com tal testemunho podemos contribuir para que outras pessoas contemplem os frutos do amor de Deus, O reconheçam e O louvem.

Convido, pois, todos e todas que neste ano perfazem 25, 50 ou 60 anos de matrimónio, de sacerdócio e de vida consagrada a estarem em Leiria no dia 17 de junho próximo, para celebrarmos todos juntos o “Jubileu das vocações”.

Desde já, o meu agradecimento.

† António Marto

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.