O habitual Jubileu das Vocações, que junta anualmente em festa os casais, padres e religiosos que celebram 25, 50 ou 60 de matrimónio, ordenação ou consagração, vai realizar-se no domingo 17 de junho, integrado no programa diocesano da Festa da Fé.
O programa começa pelas 14h00, num encontro de apresentação e de partilha de testemunhos, no Teatro Miguel Franco, e termina com a celebração da Eucaristia de encerramento da Festa da Fé, onde farão a renovação dos compromissos vocacionais, às 16h00, no Largo da República, em frente à Câmara Municipal de Leiria.
A organização da iniciativa é do Serviço e Animação Vocaciona e do Departamento da Pastoral Familiar, que indicam como objetivos: “celebrar juntos o dom da vocação cristã e das diferentes vocações, que desenvolvem e concretizam a graça batismal; manifestar a beleza e a alegria do caminho percorrido ao longo da vida, em resposta ao chamamento de Deus; louvar a Deus pelos frutos que suscitou na nossa vida e, através de nós, em muitas outras, nas famílias e na nossa Diocese, ao longo dos últimos 100 anos”.
Os interessados deverão inscrever-se, até ao dia 21 de maio, junto dos respetivos párocos, podendo obter mais informações pelos contactos 919371149 ou jarmachado@gmail.com.
Convite de D. António Marto
Esta festa do Jubileu das Vocações é anualmente presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto, que faz pessoalmente o convite à participação de todos os jubilários. No folheto de inscrição pode ler-se esse mesmo convite:
Há momentos grandes na vida de todas as pessoas. Há festas importantes em cada família ou comunidade. São “marcos” – que deixam marcas – na história da vida pessoal, familiar e comunitária que merecem e requerem ser evocados, celebrados, rezados e meditados à luz da fé, em Igreja.
Na linguagem comum, usamos o termo “Jubileu” (dia de júbilo, de alegria) para comemorar os 25 ou 50 anos de um acontecimento significativo. Enquanto Igreja Diocesana de Leiria-Fátima, queremos continuar a iniciativa de celebrar, de um modo especial, o “Jubileu das Vocações” ao matrimónio, ao ministério sacerdotal e à especial consagração na vida religiosa ou na vida secular.
Dado que estamos a celebrar o centenário da restauração da nossa Diocese, iremos integrar-nos no programa da Festa da Fé. Será um momento alto para reviver e reavivar o encanto e a frescura do primeiro “sim”, para celebrar o caminho percorrido e correspondido ao longo da vida, para agradecer a Deus os frutos que, através destas vocações, suscitou ao serviço da vida e do amor, e para renovar os compromissos vocacionais. Assim manifestar-se-á também a beleza das várias vocações que adornam a Igreja de Jesus e fazem dela um jardim florido com o esplendor dos mais variados dons e vocações. Com tal testemunho podemos contribuir para que outras pessoas contemplem os frutos do amor de Deus, O reconheçam e O louvem.
Convido, pois, todos e todas que neste ano perfazem 25, 50 ou 60 anos de matrimónio, de sacerdócio e de vida consagrada a estarem em Leiria no dia 17 de junho próximo, para celebrarmos todos juntos o “Jubileu das vocações”.
Desde já, o meu agradecimento.
† António Marto