No sábado 2 de julho, cerca de 20 jovens da Vigararia de Ourém, que na sua maioria irão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a decorrer na Polónia de 25 a 31 de julho, reuniram-se para preparar em conjunto este encontro com Cristo e com o sucessor de Pedro, o Papa Francisco.
“O ponto de encontro foi na Quinta da Casa Velha, um espaço magnífico, onde podemos contemplar a beleza do que Deus criou”, onde refletiram sobre a mensagem do Papa para a JMJ e de onde partiram em caminhada, acompanhando os ministros extraordinários da Comunhão na sua visita aos doentes e idosos.
Segundo relatam na página de Facebook da Equipa Vicarial de Jovens de Ourém (EVJO), as reflexões feitas e as experiências vividas foram partilhadas em plenário, no final: “A misericórdia é a nossa capacidade de ir ao encontro do outro, das suas necessidades, com a nossa presença, com o nosso amor e perdão; cada um de nós pode ser instrumento de misericórdia em muitos gestos e acções no nosso dia a dia, essencialmente quando nos damos mais do que recebemos”.
Os participantes neste encontro referem ainda que “os idosos são importantes e não devem ser descartados”, pois “com a sua história de vida, a sua partilha, ajudam-nos a estar motivados e a agir”. Assim, “devemos estar presentes para eles e fazer tudo o que está ao nosso alcance para os acompanhar nesta fase da sua vida”.
A tarde terminou com a Eucaristia, presidida pelo padre Bertolino Vieira, onde se fez o envio dos jovens que irão participar na JMJ.