Num momento em que tudo o que conhecíamos como a nossa “vida normal” foi posto em causa e vivemos no medo, na incerteza e no desconhecido.
Quando muitos dos seus sonhos e projectos ficam em espera, cerca de meia centena de jovens de diversas paróquias da vigararia de Ourém, aceitaram o desafio de se desligarem do mundo para (re)estabelecer a ligação que os leva ao encontro de Deus.
Podendo de novo celebrar presencialmente, este encontro foi momento para olhar para estes dias que vivemos, em que pequenos gestos a que não dávamos o devido valor nos parecem agora um verdadeiro tesouro, procurando neles as marcas de Deus.
Cada quaresma é uma oportunidade de nos olharmos interiormente transpondo para as nossas acções esse amor de Deus que nos foi dado e que colocado em tudo o que fazemos, nos guia no caminho certo.
Colocando-nos nos braços de Jesus, que nos abraça como irmão mais velho, revimos o que temos vivido, o que vamos sentindo, os momentos que nos marcaram, as dificuldades que sentimos e todos aqueles que fazem parte do nosso dia-a-dia.
Neste abraço buscamos o alento e a força para continuarmos a enfrentar os desafios que nos são colocados a cada dia.
E não podendo partilhar a força e conforto de um abraço com aqueles com quem se cruzam, estes jovens que tal como lhes disse o Papa Francisco saíram do sofá, puseram-se a caminho e depois de reforçada esta ligação, transmitem-no na luz do seu olhar e do seu sorriso.
Realizado na véspera do Domingo de Ramos, dia em que até ao ano passado se celebrava o Dia Mundial da Juventude, e início da Semana Santa, a semana em que os cristãos vivem mais intensamente a sua fé, vemos no horizonte a Jornada Mundial da Juventude que se irá realizar em Lisboa em 2023.