Jovens da Azoia passam férias em casa de saúde mental

Ali, os jovens viveram momentos especiais, partilhando e acolhendo na sua vida as pessoas com doenças ou deficiências mentais que vivem nesta casa.
http://lefa.pt/?p=51585

Um grupo de 15 jovens da paróquia da Azoia aceitou, pela sexta vez, o desafio de passar uma semana das suas férias de Natal na Casa de Saúde do Telhal, uma Casa de Saúde Mental da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus.

Ali, os jovens viveram momentos especiais, partilhando e acolhendo na sua vida as pessoas com doenças ou deficiências mentais que vivem nesta casa, e através desta entrega, alegria e amor pelo outro, experienciaram e acolheram o Amor de Jesus por cada um.

Jovens da Azoia passam férias em casa de saúde mental

Aqui fica a partilha da experiência de uma jovem que viveu esta experiência pela primeira vez este ano: 

“Quando vamos para uma experiência equivalente a esta, a primeira impressão é que vamos beneficiar o outro, neste caso o utente. Mal eu sabia que estava enganada. Esta experiência é uma experiência que nos favorece também a nós, enquanto seres humanos. Este voluntariado teve uma capacidade enorme de nos permitir desligar da rotina viciada com que andamos durante todo o ano e, por sua vez, permitindo sermos nós próprios da forma mais autêntica e simples, pois os utentes com quem passámos a semana fazem-te sentir uma pessoa maravilhosa e consequentemente fazíamos com que eles se sentissem de forma equivalente, porque de facto eles também o são.

São pessoas como nós que carecem de afeto, com a diferença que conseguem ver a simplicidade que corresponde à verdadeira felicidade. São pessoas que te vão divertir, vão contar as suas diversas histórias de vida, e não se enganem, são histórias bem sábias que levamos para a toda a vida. São pessoas que te abrem o coração e que tu não temes em fazer o mesmo com elas, vais ter o melhor retorno.

Foram dias excecionais, nunca me custou tanto deixar um sítio tão amigável como este. Guardo estes utentes com muito carinho no meu coração.

Irei voltar.” Rafaela Almeida

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress