José Miguel Sardica em conferência sobre “Democracia e Corrupção”

A Comissão Justiça e Paz de Leiria-Fátima vai promover uma conferência subordinada ao tema “Democracia e Corrupção”, no próximo dia 29 de maio, às 21h00, na aula magna do Seminário de Leiria.

O conferencista será José Miguel Sardica, doutorado em História na Universidade Católica Portuguesa, onde é professor associado com agregação e diretor da Faculdade de Ciências Humanas. O orador tem como áreas de investigação e docência privilegiadas a história portuguesa e internacional dos séculos XIX e XX, nos campos político, institucional, cultural, social, intelectual e de comunicação/jornalismo. Autor de dezenas de estudos, artigos e livros sobre diferentes temas e épocas da história portuguesa contemporânea, é frequentemente convidado para conferências e comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais, bem como para comentário em programas de rádio e televisão.

Em declarações ao jornal PRESENTE, José Miguel Sardica refere que a linha de raciocínio nesta conferência será “a de partir de uma introdução contextualizadora da antiguidade do fenómeno da corrupção versus a sua maior atenção mediática nos dias de hoje”, para depois “explorar as diferentes semânticas ou significados da palavra corrupção, oferecer dela uma definição mínima, centrar-me sobre a realidade portuguesa, verificar, ou listar, que diferentes tipos de corrupção podemos elencar”. O convidado promete, ainda, “teorizar um pouco sobre a forma como a existência da corrupção afeta a saúde, a legitimidade e a credibilidade das democracias, não sendo, portanto, o «crime sem vítimas» de que às vezes se fala, sugerir seis fatores ou razões históricas para a especial incidência do fenómeno em Portugal, dentro da questão do padrão «latino» de corrupção, e explorar um pouco a cultura da desresponsabilização, que é cúmplice e alibi das práticas corruptoras”. Por fim, proporá um “regresso à ética, porque é da ética pessoal que se pode começar a combater esse flagelo social que mina a noção de comunidade democrática – como ensina o Papa Francisco em texto produzido sobre a «Corrupção e Pecado», quando ainda era o Cardeal Bergoglio”.

Como se vê, muitos e bons motivos para participar nesta iniciativa, especialmente para quem está mais diretamente envolvido nas áreas da política ou da administração pública, mas também para todos os cidadãos que não querem descurar a sua responsabilidade na construção e dinamização da sociedade em que vivem. A entrada é livre.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.