JMJ: Uma janela de esperança, na Escola Diocesana

Os próximos temas a serem tratados, pelos vários oradores convidados, entres eles os padres José Henrique e Patrício Oliveira e os jovens Marina Vieira, João Jordão, e Sofia Gualdino.

Faltam…

00Dias
00Horas
00Minutos
00Segundos

Para a JMJ 2023!

Neste 1º semestre da Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), o Comité Organizador Diocesano (COD) propõem uma formação sobre as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), com o objetivo de ajudar a compreender a JMJ como uma oportunidade pastoral para os jovens e para toda a Igreja, que leva ao encontro com Cristo através de uma experiência de fé, em Igreja. 

Nas 3 sessões que já aconteceram tratamos os temas “JMJ, uma janela de esperança”, que nos deu uma visão geral sobre as JMJ e sobre a formação que propomos, nas palavras do padre André Batista, coordenador do COD; “JMJ, universalidade e diversidade da Igreja”, através da JMJ Toronto 2002, em que a irmã Elma concretizou nas suas palavras o tema “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo”, com a ajuda da experiência de Cristina Reis; e, na passada terça-feira, dia 8 de novembro, “JMJ, uma experiência vocacional”, através da experiência do padre Francisco Pereira, que participou na JMJ Paris 1997, como diácono. 

Os próximos temas a serem tratados, pelos vários oradores convidados, entres eles os padres José Henrique e Patrício Oliveira e os jovens Marina Vieira, João Jordão, e Sofia Gualdino, trarão um olhar sobre os papas, a peregrinação, os caminhos de fé, a missão e o acolhimento nas Jornadas Mundiais da Juventude. 

A EDRE funciona quinzenalmente, à terça-feira, entre as 21h00 e as 23h00, no Seminário de Leiria. Esta nossa proposta acontece na primeira hora, entre as 21h00 e as 21h50.

Testemunho

Mariana Pedro – Paróquia da Barreira – JMJ Cracóvia 2016

Olho para as JMJ como um encontro único entre jovens de todo o mundo! Há uma beleza grande em ver a diversidade de jovens cristãos que se juntam para celebrar uma mesma fé! 

Relembro a JMJ de Cracóvia e recordo como a vigília com o Papa me tocou pela alegria e paz que se sente quando tanta gente tão diferente se reúne para agradecer poder conhecer Jesus!

Mariana Pedro – Paróquia da Barreira – JMJ Cracóvia 2016

Sabias que…

O Beato Marcel Callo é um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023?

O Beato Marcel Callo nasceu no dia 6 de dezembro de 1921, em Rennes (França). Foi, durante vários anos, acólito e escuteiro. Depois dos estudos, começou a trabalhar como aprendiz de tipógrafo e aderiu à JOC (Juventude Operária Católica). Em 1943, foi recrutado para o serviço de trabalho obrigatório na Alemanha, onde continuou com as atividades da JOC, facto que, em abril de 1944, o levaria à prisão pela Gestapo. Veio a falecer no campo de concentração de Mauthausen, no dia 19 de março de 1945. Foi beatificado pelo papa São João Paulo II, no dia 4 de outubro de 1987. A sua festa litúrgica celebra-se a 19 de março.

Para a JMJ Lisboa 2023, o Comité Organizador Local escolheu 13 patronos, mulheres, homens e jovens que “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”, como afirma o Cardeal-Patriarca, nascidos na cidade que acolhe a JMJ ou que, naturais de outras geografias, são modelos para a juventude.

Visita

A Diocese de St. Catharines, Canadá, veio visitar-nos

Em St Catharines há 50 jovens que querem participar nos Dias nas Dioceses em Leiria-Fátima.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress