Jantar-conferência no MASE: Conservação e restauro de imagens religiosas

O Museu de Arte Sacra e Etnologia (MASE), dos Missionários da Consolata, em Fátima, irá realizar o seu segundo jantar-conferência, no Hotel Pax, no próximo dia 29 de abril. “O culto das imagens – conservação, restauro e algumas perversões” é o título desta edição, com a participação de Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.

Na sua intervenção irá abordar a problemática da intervenção em imagens religiosas, frisando as dimensões sagrada e estética, que exigem “intervir no estritamente necessário, como meio de prevenção e manutenção futura” e, ao mesmo tempo, “devolver aos fiéis “uma imagem íntegra”. Nessa linha, um mau restauro provoca a destruição material e “um atentado à dimensão sagrada da imagem”, defende a convidada, doutorada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora integrada do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património das Universidades de Coimbra e Porto. Resumindo o núcleo da sua conferência, Sandra Costa Saldanha, que é também professora convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, membro do Conselho Nacional de Cultura e representante da Conferência Episcopal Portuguesa no Grupo Técnico Coordenador do projeto “Rota das Catedrais”, afirma: “Mais do que a sua descaracterização e perda do valor patrimonial, uma intervenção danosa perverte o mais profundo sentido da obra de arte religiosa: a sua identidade, comprometendo todo o propósito original para o qual foi concebida”.

Recordamos que este é um ciclo de conferências, em ambiente de jantar, que o MASE está a promover durante este ano. O evento tem início às 19h45, com um preço de 20 euros por pessoa. Informações e reservas, até ao dia 27, para o 249539470 ou museuartesacra@consolata.pt.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress