A imagem que se venera na igreja matriz dos Pousos regressou em maio, depois de um restauro executado pelo Atelier Samthiago, de Viana do Castelo.
A imagem foi limpa de repintes (um deles realizado há escassos anos), recuperou a pintura original existente, recebeu uma base de suporte, novas setas para substituir as desaparecidas e regressou à sua tonalidade original, correspondente à época da sua construção. Possui uma ficha técnica produzida pelo restaurador, e o seu registo no inventário diocesano foi atualizado no início deste ano.
Durante estes trabalhos, foram também restaurados quatro tocheiros dos maiores. O custo das cinco peças foi de €1.650,00.
Atualmente, há oito tocheiros restaurados, sete imagens (Santo António, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Esperança, São Sebastião, Santa Isabel, Nossa Senhora de Fátima e Sagrado Coração de Jesus), e uma base do Sagrado Coração de Jesus (uma peça delicada e de custo considerável). Todo este património foi custeado por iniciativas direcionadas e ofertas consignadas, sem afetar as receitas ordinárias da paróquia. Entre os benfeitores, destaca-se o Apostolado da Oração, os Festeiros nascidos em 1973 e dois músicos que realizaram um concerto na igreja.