II Jornadas de Núcleo Centro do Movimento dos Cursilhos de Cristandade

Decorreram, no dia 11 de novembro, as II Jornadas do Núcleo Centro do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC), que reuniram cerca de 330 cursilhistas na Sertã.

Os participantes vieram das cinco dioceses que integram o núcleo (Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Santarém), que no corrente biénio é coordenado pelo secretariado diocesano de Leiria-Fátima.

Com o tema centrado na “Santificação dos Pastorinhos”, desenvolvido pelo padre Francisco Pereira, capelão do Santuário de Fátima, estas jornadas tiveram um programa que iniciou às 09h30 e terminou pelas 17h30, com um convívio/magusto, contando durante todo o programa com a honrosa presença de D. Antonino Dias, bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

O tema escolhido para estas jornadas justifica-se pelo facto de estarmos no ano em que vivemos a graça de ver santificados os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, com a visita a Portugal do Papa Francisco, a que acresce o facto de estar em análise a possibilidade de estes santos serem considerados os padroeiros da Intendência, no contexto do Movimento dos Cursilhos de Cristandade.

Da Diocese de Leiria-Fátima, estiveram presentes 120 cursilhistas, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor a história de vida dos Pastorinhos de Fátima, de perceber a grandiosidade do seu testemunho de fé através da oração e da penitência, mas também de conviver e partilhar com irmãos de outras dioceses, unidos na mesma alegria de terem vivido a experiência de um cursilho.

Na Eucaristia, concelebrada pelo diretor espiritual do MCC na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, padre Adelino, e pelos sacerdotes da Sertã, ouviu-se na homilia de D. Antonino a mensagem de que “às vezes ficamos desanimados se não recolhemos frutos, mas não nos compete recolher frutos, compete-nos sim semear, enquanto batizados que somos, semear pela palavra e pelo testemunho”.

Depois de uma breve homenagem a todos os presentes que completaram 50 anos como cursilhistas, sendo que dois eram da Diocese de Leiria-Fátima (Augusto Matos e Márcia Lourenço), houve lugar a um momento de animação musical por um grupo de jovens da paróquia do Rossio ao Sul do Tejo, a que se seguiu um magusto onde não faltou a água-pé e a tradicional jeropiga, que muitos dos presentes das diferentes dioceses se encarregaram de levar e partilhar.

Secretariado Permanente do MCC de Leiria-Fátima

2017-11-15 mcc1

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.