Hoje é o Dia Internacional da Fraternidade Humana

O Papa Francisco irá celebrar o Dia Internacional da Fraternidade Humana num evento virtual organizado pelo xeique Mohammed bin Zayed em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, com a participação do grande imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, do secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, e de outras personalidades.

Hoje, dia 4 de fevereiro, celebra-se pela primeira vez o Dia Internacional da Fraternidade Humana proclamado pela ONU. Esta data coincide com o segundo aniversário do dia em que o Papa Francisco e o Grão Imame de Al-Azhar Ahmad Al-Tayyib assinaram em Abu Dhabi o documento histórico para a paz mundial e a convivência comum. A decisão – informa o site do Conselho Mundial das Igrejas (CMI) – foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Geral da ONU em 21 de dezembro de 2020.

Esta iniciativa foi promovida pelo Alto Comité da Fraternidade Humana, formado em agosto de 2019 tendo como meta alcançar os objetivos do Documento de Abu Dhabi e de desenvolver uma estrutura operacional para as indicações do documento. Os membros do Comité, entre os quais o reverendo Ioan Sauca, Secretário Geral Interino do CMI, apresentaram a proposta em dezembro de 2019 durante um encontro com o Secretário Geral da ONU, António Guterres.

O Papa Francisco participa na primeira celebração

O Papa Francisco irá celebrar o Dia Internacional da Fraternidade Humana num evento virtual organizado pelo xeique Mohammed bin Zayed em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, com a participação do grande imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, do secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, e de outras personalidades.

Na mesma ocasião, será atribuído o Prémio Zayed para a Fraternidade Humana, prémio este inspirado pelo Documento sobre a Fraternidade Humana. A reunião e a cerimónia de atribuição deste prémio serão difundidas em streaming, em várias línguas, com início às 13:30, no portal de informação multimédia da Santa Sé, e transmitidas pelos Média do Vaticano.

“Esta celebração responde ao apelo claro que o Papa Francisco tem vindo a lançar a toda a humanidade para construir um presente de paz no encontro com o outro,” sublinhou o cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot MCCJ, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso. “Em outubro de 2020, esse convite tornou-se ainda mais vívido com a Encíclica Fratelli Tutti. Estas reuniões são um modo de alcançar a verdadeira amizade social, como o Santo Padre nos pede,” acrescentou.

O Papa Francisco encorajou a Santa Sé a participar na celebração do Dia Internacional da Fraternidade Humana, sob a liderança do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso. Na edição de janeiro do Vídeo do Papa, “Ao serviço da fraternidade humana,” o Santo Padre realça a importância de nos concentrarmos no que é essencial para a fé de todas as fés: adoração a Deus e amor ao próximo. “A Fraternidade leva-nos a abrirmo-nos ao Pai de todos e a ver no outro um irmão, uma irmã, com quem partilhar a vida ou apoiar-se mutuamente para amar, para conhecer,” Enfatiza, no vídeo, o Papa Francisco.

Breve síntese histórica de 2019-2021

4 fev 2019. Durante a Viagem Apostólica do Papa Francisco aos Emirados Árabes Unidos, o Papa Francisco e o grande-imã de Al-Azhar (Cairo), Ahmad Al-Tayyeb, assinaram o Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da Paz Mundial e da Convivência Comum, conhecido também como o Documento sobre a Fraternidade Humana.

20 ago 2019. A fim de pôr em prática o documento, foi instituído o Comité Superior da Fraternidade Humana (HCHF). Está em fase de desenvolvimento um projeto para a instituição de uma Abrahamic Family House, com uma sinagoga, uma igreja e uma mesquita, na ilha de Saadiyat, coração cultural de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O HCHF instituiu o Prémio Zayed para a Fraternidade Humana em honra do Xeque Zayed, um dos fundadores dos Emirados Árabes Unidos. O comité do prémio é composto por importantes personalidades. Em 2019, foi simbolicamente atribuído em primeiro lugar ao Papa Francisco e ao Grão-Imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb. O prémio de 2021 será entregue no dia 4 de fevereiro.

3 out 2020. O Papa Francisco assinou em Assis a Carta Encíclica Fratelli Tutti, sobre a Fraternidade e a Amizade Social. «Esta encíclica reúne e desenvolve grandes temas expostos naquele documento [sobre a Fraternidade Humana] que assinamos juntos» (FT, n. 5).

21 dez 2020. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou a data de 4 de fevereiro como Dia Internacional da Fraternidade Humana (IDHF), que será celebrado como cada país julgar mais oportuno.

4 fev 2021. Tem lugar em Abu Dhabi uma celebração virtual do IDHF, que contará com a participação do Papa e do Cardeal Ayuso Guixot, MCCJ, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso (PCDI).

O Prémio Zayed para a Fraternidade Humana vai para…

…Latifah Ibn Ziaten, fundador da Associação Imad para a Juventude e Paz, e António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas. O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa virtual e a entrega do galardão será feita durante o encontro on-line do primeiro Dia Internacional da Fraternidade Humana, que também contará com a presença do Papa e do Xeque de Al-Azhar.

Latifah Ibn Ziaten, fundadora da “Associação Imad para os jovens e a paz”, é natural dos Marrocos. Aos 17 anos de idade, em 1977, mudou-se para a França. Um de seus filhos, Imad, uniu-se ao primeiro regimento de pára-quedistas franceses e foi assassinado perto de Toulouse em 2012. Mais tarde, Latifah procurou o assassino de seu filho, Mohammed Merah, para entender o que o levou a cometer o assassinato. Esse encontro permitiu que ela entrasse no mundo de um jovem que se sentia abandonado e que nunca tinha conseguido integrar-se na sociedade. Desde que fundou a sua associação, Latifah tem viajado para contar a sua história e encontrar-se com os jovens. A sua esperança é ajudar a preservar a “harmonia social” tanto entre as gerações mais velhas e as mais jovens, como entre as pessoas de origem francesa e os migrantes.

António Guterres é o 9º secretário-geral das Nações Unidas. Durante o último ano em que o mundo inteiro foi dominado pela pandemia do coronavírus, Guterres levantou a voz em várias ocasiões para apelar para um “cessar-fogo global em todos os cantos do mundo para nos concentrarmos, todos juntos, na verdadeira batalha: derrotar a Covid-19”.

Com Vatican News

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.