Grupo do Apostolado de Oração do Sagrado Coração de Jesus faz peregrinação de Leiria a Braga

No passado sábado, dia 28 de Junho, teve lugar a já habitual peregrinação anual do grupo do Apostolado de Oração do Sagrado Coração de Jesus, a nível da diocese de Leiria.

Este ano, o grupo deslocou-se ao Santuário do Sameiro situado em Braga, cidade também conhecida como  “Cidade dos Arcebispos”, pelo facto dos mesmos terem administrado esta região durante quase sete séculos.

Esta peregrinação envolveu um grande número de paróquias desta diocese, estando presentes várias paróquias da nossa Diocese,  e cujo número de participantes excedeu as expetativas, visto terem estado presentes cerca de 600 associados.

À chegada, os grupos das várias paróquias tiveram oportunidade de visitar não só o santuário, mas também os jardins envolventes, cujo ambiente nos proporciona um total  bem estar espiritual e emocional.

O momento alto desta peregrinação foi, sem dúvida, a celebração Eucarística presidida pelo senhor Padre Miguel , atual presidente do Apostolado de Oração da diocese de Leiria. As sua palavras apelativas  foram interiorizadas por cada um de nós de uma forma carinhosa, responsável e comprometedora, pois compreendemos ainda melhor, a necessidade da oração diária e o papel que o nosso coração desempenha na capacidade de amarmos a Deus, de modo a fortalecermos cada vez mais a nossa fé.

A participação dos associados nesta Celebração Eucarística fez-se de uma forma bem organizada, pois houve grupos que se voluntariaram  para atuarem nos diversos momentos litúrgicos, inclusivamente  no ensaio dos cânticos para animação da missa. Foi de louvar também a participação do organista, a quem a natureza não contemplou com a riqueza do sentido da visão, mas que conseguiu iluminar o coração de todos os presentes, através das notas musicais que os seus hábeis dedos buscavam em cada tecla, tal como o senhor padre Miguel referiu “…não vê com os olhos, mas vê com o coração”.

Após o almoço  partilhado por muitos, pudemos visitar ainda o Santuário do Bom Jesus do Monte, também chamado Santuário do Bom Jesus de  Braga, que  é considerado um verdadeiro ex-libris da cidade, devido à conjugação entre a arquitetura (referência do estilo Barroco europeu) e a própria natureza.

Depois desta visita, iniciámos a viagem de regresso que decorreu sem incidentes e, a qual, tal como havia acontecido na ida, foi também um momento de oração conjunta.

Em jeito de conclusão podemos referir que todos nós, que participámos nesta peregrinação, regressámos a casa mais enriquecidos quer no domínio espiritual quer no domínio cultural e social, visto que este encontro nos proporcionou momentos de oração, de meditação, possibilidade de observação e de estudo “ in loco” dos aspetos geográficos e arquitetónicos locais e, ainda momentos de convívio, confraternização e partilha.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.