No dia 29 de setembro, foi formalizada a entrada do novo pároco nas paróquias da Barreira e das Cortes, o padre Bertolino Vieira, com a presença de muitos fiéis, parte dos quais das comunidades de onde ele veio.
Nas Cortes, a filarmónica marcou presença e homenageou o sacerdote e quantos o acompanhavam, antes e no final da Missa. Na Barreira, estiveram presentes vários sacerdotes das vigararias de Ourém e de Leiria.
As boas vindas, além das palavras, foram assinaladas com a oferta de cestos de fruta de produção local. Numa e noutra comunidade, aos padres Augusto Gonçalves e Rui Ruivo, que até agora estavam ao seu serviço, foi manifestada a gratidão e oferecidas lembranças. Também os grupos de jovens expressaram o seu reconhecimento com palavras e ofertas.
Depois de ouvir as palavras de gratidão e de boas-vindas dos representantes das paróquias, o padre Augusto interveio para agradecer também ele, realçar o que aprendeu nestes anos, para pedir perdão pelas suas falhas na liderança ou na relação e para desejar o melhor êxito pastoral ao seu sucessor. O padre Bertolino, que está a celebrar os 25 anos de sacerdócio, disse obrigado pelo acolhimento que lhe fizeram e referiu a sua alegria em ser padre e poder servir a Deus e ao seu povo, agora nestas comunidades confiadas ao seu cuidado pastoral.
No início da missa, antes do juramento de fidelidade do novo pároco, o Vigário Geral, padre Jorge Guarda, apelou no sentido de as “duas paróquias confiadas à liderança do mesmo pastor fazerem caminho juntas, o mais possível, colaborando para aproveitar melhor as sinergias e os esforços de quantos nelas colaboram.”
Num e noutro lugar, após as missas, houve momentos de confraternização à volta da mesa, para todas as pessoas presentes.