Freixianda: Novo espaço na igreja acolhe imagens do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores

As imagens do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores, que há muitos anos se veneram na igreja paroquial da Freixianda, ganharam um novo espaço e enquadramento, numa das capela laterais.

“Já estiveram posicionadas em vários sítios, todos eles sem qualquer enquadramento que permitisse alguma contextualização e mais adequada contemplação do mistério que envolvem”, refere o jornal A Voz da Freixianda, que mostra em fotografia o novo altar.

Segundo o jornal paroquial, “o conceito que esteve na base do projeto arquitetónico agora concretizado baseia-se nas informações bíblicas sobre as circunstâncias e fenómenos naturais que rodearam a morte de Jesus, nomeadamente a informação de que «a terra tremeu… as rochas fenderam-se… e o véu do templo rasgou-se de alto a baixo». Essa imagem “fica agora patente na fenda que separa as pedras, grandes e grossas, como cenário e pano de fundo da parede que acolhe os plintos que sustêm as duas imagens, a evocar também a fenda ou ferida aberta no coração de Jesus pela lança do soldado”.

A envolver o espaço, “a cor de «púrpura tinto» simboliza o sangue de Cristo derramado, revestindo e uniformizando todo o plano de fundo, para que os elementos pétreos de tom mais claro possam destacar-se nos planos dianteiros, fazendo sobressair sobretudo a fratura central”. Outro elemento é “o arco metálico em aço inoxidável polido, que pretende simbolizar a ideia da «Nova Aliança», superfície que por ser polida produz um efeito de luminosidade refletida, conferindo-lhe uma dimensão mais transcendente e distinta da natureza pétrea mais associada ao mundo terreno e à fragilidade humana”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress