Realizou-se de 20 a 24 de janeiro o primeiro turno da formação permanente do clero de Leiria-Fátima, em que participaram 32 padres e o Bispo diocesano, e está a decorrer esta semana (dias 27 a 31) o segundo turno, com outros tantos sacerdotes e também a presença de D. António Marto.
A formação acompanha o tema pastoral da Diocese para este ano, contando com a presença em ambos os turnos de Juan Ambrosio, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, que desenvolve em seis sessões o tema “Viver e pensar a família. Olhares a partir do diálogo fé e cultura”.
Os padres participantes nestas semanas recebem ainda formação sobre “os desafios e oportunidades da pastoral pré-matrimonial”, pelo padre José Augusto Rodrigues, diretor do Departamento de Pastoral Familiar, e sobre os movimentos das Equipas de Nossa Senhora e dos Centros de Preparação para o Matrimónio, por membros das respetivas equipas diocesanas.
Ainda em relação à pastoral familiar, o padre Fernando Varela, vigário judicial, tem uma intervenção sobre “sugestões na preparação do matrimónio e pistas para discernir sobre matrimónios nulos”.
Outros temas em análise são os riscos e perigos que obrigam ao “olhar vigilante sobre o património cultural na Diocese”, com a presença de membros desde departamento diocesano, e ainda as “propostas e desafios pastorais da celebração do Centenário das Aparições”, com apresentação a cargo de um capelão do Santuário de Fátima.