Filarmónica de São Tiago dos Marrazes celebra 140 anos de vida

A filarmónicas sãos hoje pequenos conservatórios, onde se dá os primeiros passos através das escolas de música abertas a todos os que querem fazer uma experiência musical.

Marrazes está a festejar a vida da instituição mais antiga das suas gentes, a Filarmónica de S. Tiago, instituição que nasceu em 28 de setembro de 1880.

Ao longo do tempo, passaram por ela gerações de músicos, regentes e corpos directivos que contribuíram para que fosse uma escola de formação cultural e humana.

Hoje com a idade que tem, é uma referência para muitos músicos que iniciaram a sua aprendizagem na “casa do ensaio” aprendendo o solfejo e depois a iniciação de um instrumento indicado pelo professor ou maestro e mais tarde foram inseridos na banda. Muitos, seguiram os estudos musicais em universidades e hoje estão no mundo da cultura musical como professores ou com projetos de composição e execução.

As filarmónicas sempre foram e continuam a ser, uma escola de valores culturais e humanos, são proporcionadoras de felicidade através da execução da música.

O músico David Fonseca fala-nos do tema “Só depois amanhã” e justifica: “Quando escrevi o tema, percebi que era atípico na minha escrita. A mim, soava-me quase como um hino religioso, como aqueles que ouvia na igreja dos Marrazes, quando era miúdo. E daí a imaginar uma filarmónica a tocá-lo foi um passo”

A filarmónicas sãos hoje pequenos conservatórios, onde se dá os primeiros passos através das escolas de música abertas a todos os que querem fazer uma experiência musical e também fontes de inspiração para quem trabalha a arte musical.

Parabéns à Filarmónica de S. Tiago dos Marrazes pelos seus 140 anos, nos seus músicos, maestro, professores, direção e sócios.

“Só depois amanhã”, tema de David Fonseca, referido na notícia

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.