Filarmónica de S. Tiago dos Marrazes comemora 140 anos

No próximo dia 4 de outubro, realiza-se um concerto no Teatro José Lúcio da Silva, com a presença de David Fonseca para assinalar o acontecimento.

No dia 28 de setembro do ano de 1880 apresentou-se em Leiria, no escritório do Tabelião João José Gomes, um bom grupo de homens, dos lugares dos Marrazes, Arrabalde de Além e da Gândara; todos da freguesia dos Marrazes para, na presença de testemunhas qualificadas, se constituírem em Sociedade, para formarem uma filarmónica, com o nome de ‘Fhylarmónica de S. Tiago dos Marrazes’.

Nasceu assim, nesse dia, e logo baptizada, na personagem mais categorizada da freguesia dos Marrazes.

Os seus fundadores eram pessoas de peso e de influência local. Eram homens de coragem e bairristas; padre Manuel da Silva, Joaquim Soares de Cêa Simões rico proprietário e empreendedor, José Joaquim, José Caseiro Novo, João Caseiro, e António da Costa Menino.

Até aos dias de hoje, a Filarmónica nunca teve qualquer interregno de actividade.

Desde a sua fundação, esteve sempre nas festas em honra do Senhor dos Milagres. Este foi o primeiro ano que não abrilhantou devido à pandemia.

No próximo dia 4 de outubro, realiza-se um concerto no Teatro José Lúcio da Silva, com a presença de David Fonseca para assinalar o acontecimento.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.