Momento significativo da caminhada cristã das crianças é a sua Primeira Comunhão, normalmente após 3 anos de caminhada catequética.
Por esta altura, em muitas paróquias, essa é uma festa especialmente preparada e celebrada, com o envolvimento especial dos catequistas, familiares mais próximos e de toda a comunidade cristã que vê com alegria mais um grupo de crianças a reforçarem os seus laços comunitários através da Comunhão do Corpo de Cristo.
Partilhamos algumas fotos e breve descrição de algumas delas, enviadas ao jornal Presente ou partilhadas nos sítios das respetivas paróquias.
Atouguia
No domingo 6 de maio, um grupo de 9 de crianças do 3.º ano da catequese da paróquia da Atouguia celebrou a sua Primeira Comunhão. No final, tiraram uma foto, ostentando o respetivo diploma, na companhia do pároco, padre Fernando Varela, e das duas catequistas. (C.)
Golpilheira
No domingo 6 de maio, um grupo de 20 crianças da Comunidade Cristã da Golpilheira, da paróquia da Batalha, celebrou a sua Primeira Comunhão. A festa foi enriquecida pelo Batismo de duas delas e ainda de outra criança mais nova. Por ser Dia da Mãe, as crianças foram convidadas e oferecer uma flor a Nossa Senhora e outras às suas mães, num gesto de carinho filial que a todos comoveu.
Leiria
Nestes últimos domingos, a paróquia de Leiria viveu momentos muito importantes na caminhada da fé de centenas de crianças que frequentam o 3.º ano de catequese. Sé, Santo Agostinho e Franciscanos encheram-se de pais, familiares e amigos para acolherem os meninos e meninas que prepararam os seus corações para receberem Jesus na Eucaristia, pela primeira vez e perante toda a comunidade cristã. No fim desta importante celebração, uma das crianças referiu que “quando recebi a Hóstia Consagrada senti-me mais crescida, senti que Cristo entrou no meu coração e não consegui trincar, porque assim magoava Jesus!” (João Paulo Rocha, in paroquiadeleiria.pt)
Matas
No domingo 6 de maio, Dia da Mãe, um grupo de 7 crianças do 3.º ano da paróquia das Matas celebrou a festa da Primeira Comunhão. Com a igreja repleta de fiéis, com decoração alusiva ao grande acontecimento, iniciou-se a celebração, com o cortejo solene constituído pelas crianças e pelos pais que ao longo de toda a celebração foram participando nos diversos momentos, como as leituras e o ofertório. Estas crianças tiveram o privilégio de receber Jesus pela primeira vez pela mão de D. Luzizila Kiala, bispo da diocese do Sumbe, que presidiu à celebração. (C.)
Pousos
A manhã de domingo passado ficará na memória de muitos de nós por décadas. As crianças que têm frequentado a catequese paroquial nos últimos dois anos e meio concretizaram aquele que é o segundo grande projeto que deriva do batismo: aproximar-se do altar do Senhor. Por isso a comunhão que se faz pela primeira vez é sempre muito mais que o valor do encontro pessoal com Jesus: é também a reencontro com quem pediu o batismo e com quem nesse dia quis responsabilizar-se pela guarda do Dom. (In paroquia-pousos.pt)