Três semanas após a festa da Senhora da Missão, os festejos em honra de São Tiago, santo padroeiro da paróquia dos Marrazes, tiveram lugar a 23 e 24 de julho, contando com a ajuda dos “cinquentões” da “Missão 66”.
“O que é um padroeiro? É alguém que está junto de Deus, que nos protege e intercede por nós. É alguém a quem nos podemos dirigir muitas vezes”. Na sua homilia, o pároco falou de São Tiago, o pescador do mar da Galileia que viveu há 2000 anos e foi discípulo de Cristo. Mas o padre Augusto Gonçalves também rezou pelos Marrazes e não esqueceu a fragilidade humana, ao lembrar aos fieis presentes na Eucaristia os recentes atentados terroristas no mundo: “São Tiago, olhai pela minha paróquia; vamos pedir a São Tiago que interceda por nós a Deus”.
A Missa dominical das 15h00, na igreja paroquial devidamente decorada pelos festeiros, foi o momento mais alto dos festejos, seguida da procissão, com a imagem de São Tiago levada em ombros pelos escuteiros, a percorrer as ruas do lugar de cima. Também muito participada foi a preparação espiritual, como as Confissões na sexta-feira e a procissão de velas no sábado, com o Santíssimo a percorrer as ruas do lugar de baixo.
Como habitual, não faltou a música e outras animações de arraial.